
O recurso consiste, basicamente, em criar uma configuração recheada de adereços visuais. A maquiagem tenta disfarçar os inevitáveis efeitos dos 13 anos desde que o carro sofreu sua maior transformação e virou "Bolinha", em 1994. Por baixo do traje esporte, está o veterano Gol, líder do mercado brasileiro há mais de duas décadas.

Nas laterais das portas, a inscrição "Rallye". A lista de personalização também inclui equipamentos interessantes, como faróis e lanterna de neblina, faróis de milha, rodas de liga leve aro 15 e pneus com 195 mm de largura. Ao mesmo tempo, a configuração tem a suspensão elevada em 3 cm, alteração de alguma efetividade e nem sempre presente nos outros "aventureiros do asfalto".
Por dentro, o acabamento também busca marcar uma diferença para a versão normal e reforçar a proposta esportiva. Um detalhe que chama a atenção é o charmoso volante de três raios, que remete aos usados nos antigos bólidos de competição da Porsche. Mas a ousadia não vai muito além disso. A esportividade se esvai num abuso de tons cinza nos painéis do interior. É o caso dos apliques que tentam, de forma muito pouco convincente, lembrar aço escovado.

A forração dos bancos é num revestimento camurçado no centro e num tecido mais grosso, com bolinhas amarelas, nas bordas. O modelo ainda tem pedaleiras esportivas e console central baixo, com porta-copos e porta-objetos. Entre os itens de conforto, pouca coisa: direção hidráulica, ajuste de altura do banco, espelhos nos pára-sóis, lavador, desembaçador e limpador do vidro traseiro. Ar, trio elétrico, rádio/CD/MP3 e alarme são os opcionais.


Os números de vendas para o Rallye, contudo, são tímidos e apenas ilustram bem que a estratégia da Volks é tentar agregar uma imagem mais jovem ao veterano modelo. Ao preço de R$ 36.375, a meta é vender 3.000 unidades até julho do ano que vem, o que confere uma média de 272 unidades/mês para a configuração.
Isso representa menos de 1,5% do total do Gol, que ronda a casa das 20 mil unidades todo mês e que lidera o ranking dos mais vendidos: entre janeiro e setembro foram pouco mais de 180 mil, contra quase 170 mil do Fiat Palio. Vale lembra que, em 2008, o campeão da VW deve passar por uma transformação mais radical, com a chegada do que a montadora chama de Geração V do modelo.
(por Fernando Miragaya)
Da Auto Press
FONTE: http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/11/02/ult634u2715.jhtm
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