quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Fiat Bravo flagrado em Belo Horizonte
Há pelo menos dois anos se fala que o Fiat Stilo sairá de linha para ser substituído pelo Bravo, um hatch médio mais afeito à gama atual da marca no Brasil em termos estilísticos. Exemplares do carro, que é fabricado na Itália, são flagrados em nossas ruas com certa frequência. Recentemente o leitor Antônio Chan fotografou um deles, numa via de Belo Horizonte (MG).
O adiamento do fim do Stilo e sua substituição pelo Bravo (não confundir com o hatch Brava, que a Fiat vendeu por aqui nos anos 1990) é intrigante, porque o Stilo europeu parou de ser produzido em 2007 -- já são três anos de sobrevida exclusivamente no Brasil. Os dois carros usam a mesma plataforma (também do Lancia Delta), o que facilitaria a produção do novo modelo em Betim (MG) por um custo relativamente baixo a qualquer tempo. Mas é claro que a Fiat esteve muito ocupada nos últimos três anos com as 10.998.776 mexidas no Palio/Siena, com o flop anunciado do Linea e, claro, com o desenvolvimento do Novo Uno (este sim, um bom motivo).
As vendas do Stilo no Brasil seguem no chão, na casa de 630 unidades/mês este ano, praticamente entregando o segmento dos hatches médios de bandeja para a concorrência. Tudo bem que o Punto "canibalizou" parte das vendas do Stilo, e a própria Fenabrave (sindicato das revendas) define os dois como médios -- assim, o Punto lidera o segmento, mas para nós essa definição é um equívoco.
Não custa lembrar que o Stilo foi o personagem de um megarrecall, determinado pela Justiça, devido a uma série de graves acidentes nos quais uma roda se soltou do eixo. Ou seja: já é mais do que hora de ele sair de cena -- e que nos perdoem os (muitos) aficionados pelo modelo.
O que sabemos sobre o Bravo em solo verde-amarelo é que ele, de fato, estará exposto ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, marcado para outubro. Não existe data marcada para começarem suas vendas (tem gente que aposta que será logo depois do salão), mas é praticamente certo que sob o capô estarão os motores E-torq de 1,6 ou 1,8 litro produzidos pela Fiat no Brasil -- em vez do Fire, T-Jet ou Multiair, todos de 1,4 litro, que equipam a gama a gasolina do Bravo na Europa (há opções a diesel).
O Bravo é um pouquinho maior do que o Volkswagen Golf (padrão de hatch médio), com 4,33 metros de comprimento e bons 2,6 metros de entre-eixos (igual ao Stilo). Como você pode ver nas fotos do carro "descamuflado", acima, ele se parece um bocado com o Punto, mas é mais encorpado. Talvez seja um sinal de que o Punto, que mantém a mesma cara desde o lançamento em 2007, vá sofrer alguma operação plástica em 2011. E também de que o Bravo virá com um bom pacote de equipamentos, para justificar um preço inicial acima de R$ 50 mil e não incomodar as vendas do primo menor.
Fonte: http://uolcarros.blog.uol.com.br/arch2010-09-01_2010-09-15.html#2010_09-09_19_44_49-124702877-28
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