A sul-coreana Kia marcou para este domingo (7) na Bahia, em pleno dia da reinauguração do estádio da Fonte Nova com direito a Ba-Vi (Bahia x Vitória, principal clássico local), a apresentação da terceira geração do sedã Cerato à imprensa brasileira. Para não dividir as atenções, o evento oficial de lançamento do carro não acontece em Salvador, mas na Ilha de Itaparica, a alguns quilômetros de distância da capital baiana.
Revelado ao brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012, o novo Cerato segue a estratégia de se distanciar ao máximo da geração anterior (como esta já fizera em relação à abominável geração antes dela) para tentar, enfim, decolar nos emplacamentos: está maior, mais largo, espaçoso e atraente. É também candidato a ser produzido no Brasil, caso a Kia finalmente erga uma fábrica no país -- como prometeu o chefão da marca, José Luiz Gandini.
Com vendas que se iniciam nesta semana (embora algumas lojas já tenham o carro há alguns dias), o novo Cerato chega por importação em duas versões nomeadas com os tradicionais (e sempre chatos) códigos alfanuméricos da Kia, com os seguintes preços:
-- Kia Cerato E.244: R$ 67.400
Equipado com câmbio manual de seis marchas.
-- Kia Cerato E.294: R$ 71.900
Traz câmbio automático também de seis marchas, com opção de trocas sequenciais por paddle shift, três modos de condução (conforto, normal e esporte) e sistema Eco (faz as trocas em rotações mais baixas).
O motor é sempre o conhecido Gamma bicombustível, que já equipava Cerato e Soul atuais, além dos primos Hyundai HB20 (em sua versão topo) e novo i30. A capacidade é de 1,6 litro, com 128 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgfm a 5.000 rpm (com etanol no tanque).
Entre os itens de série comuns aos dois pacotes, estão ar-condicionado de duas zonas, direção com assistência elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, acendimento automático de faróis, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste lombar elétrico (os demais acertos são manuais), retrovisor eletrocrômico e faróis e lanternas com LEDs.
O sistema de som com rádio e tocador de CD é conhecido de outros modelos e inclui conexões USB/iPod e auxiliar, mas esquece do Bluetooth para celulares. As rodas de liga têm 16 polegadas e pneus 205/60. Na segurança, os já básicos airbag duplo frontal e freios com ABS.
Fonte: UOL Carros
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