terça-feira, 24 de julho de 2007

Tiida chegando no Brasil

O Nissan Tiida veio do México para disputar um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional -dos hatchs de porte médio-, do qual já fazem parte o Peugeot 307, VW Golf, Fiat Stilo, Chevrolet Astra e Ford Focus, todos com preços entre R$ 43,5 mil (Focus, o mais barato) até R$ 67,6 mil (Tiida, o mais caro).


O novo carro mundial da Nissan só perde em preço de entrada para o Peugeot 307, seu maior rival, que tem preços a partir de R$ 54,1 mil, contra R$ 53,3 mil da versão mais simples do Tiida. Mesmo assim a Nissan está confiante no sucesso comercial do modelo, que é produzido no Japão, China, Tiwan, Tailândia, México (de onde vem para o Brasil), África do Sul e Índia, e vendido nos cinco continentes.


O mercado brasileiro nesse segmento nem é tão grande assim, cerca de 68 mil veículos em 2006, ou 13,8% do total de carros de passeio, mas é muito representativo em termos de marcas. Os modelos disputam acirradamente a preferência de consumidores jovens, com alto poder aquisitivo e formadores de opinião. A briga é feia, mas o nipo-mexicano da Nissan tem boas chances de emplacar. Não pelo preço, nada atraente, mas pelas qualidades que oferece. A primeira impressão visual do modelo é de que se trata de um carro grande, embora hatch. Ele tem 4,3 metros de comprimento por 1,7 metro de largura, mas parece maior. Lateralmente lembra bastante o Fiat Stilo, mas de traseira, mais do que de frente, tem personalidade própria, com a tampa do porta-malas com desenho em V. De resto, do ponto de vista estético, apresenta linhas bem equilibradas e bastante discretas.


Fonte: http://icarros.uol.com.br

Nenhum comentário: