quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Novo Vectra GT

O cenário paradisíaco de Trancoso, no sul da Bahia, foi o local escolhido pela General Motors para apresentar o novo Chevrolet Vectra GT, previsto para chegar às concessionárias ainda neste mês. Planejado para ocupar um espaço deixado entre o Vectra sedã e o Astra, concorrendo assim com o Peugeot 307 2.0 e o Volkswagen Golf 2.0, esse hatchback (sem porta-malas saliente) de quatro portas chega em duas versões de acabamento: GT (foto acima) e GT-X (carro laranja), esta última mais completa e com perfil esportivo. Seu preço começa em R$ 59.990, mais caro portanto que as versões de entrada do Vectra sedã. A GM aposta em um público diferenciado e oferece um veículo bem equipado desde os pacotes mais básicos.
Na GT destacam-se equipamentos como airbags para motorista e passageiro, vidros, travas e espelhos retrovisores elétricos, alarme, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 16 e ar-condicionado com controle digital (basta regular a temperatura desejada). Sensor de chuva e freios ABS (antitravamento) fazem parte do pacote de opcionais. Já a GT-X recebe também, além dos itens da versão GT, antena "shark" (que imita barbatana de tubarão), toca-CDs com leitor de MP3 e controles no volante, computador de bordo, controlador de velocidade, espelhos retrovisores escamoteáveis, protetor de soleira de alumínio e rodas de 17 polegadas.
As duas opções são equipadas com motor 2.0 Flexpower com 121 cv (cavalos) de potência com gasolina e 128 cv com álcool, combinado com câmbio manual de cinco velocidades. Há também a transmissão automática de quatro velocidades como opcional. O torque (força) máximo é de 19,6 kgfm a 2.400 rpm quando abastecido com o combustível de cana e 18,3 kgfm a 2.600 rpm com o derivado de petróleo.
De acordo com dados fornecidos pela fabricante, o consumo do modelo é de 11,2 km/l de gasolina na cidade e 14,8 km/l na estrada. Já com álcool o consumo é de 7,4 km/l no percurso urbano e 10,5 km/l no rodoviário (medições realizadas em veículo equipado com transmissão manual). No quesito desempenho, o automóvel chega aos 189 km/h com álcool e 186 km/h com gasolina e vai da imobilidade aos 100 km/h em 10,3 segundos (álcool) e 10,8 segundos (gasolina).
Como a suspensão e as molas foram reguladas para que o carro ficasse mais firme, a condução tornou-se mais parecida com a de modelos de alta performance. Assim o carro ficou estável e com bastante aderência ao solo, como pôde comprovar Interpress Motor em test-drive preparado pela GM em um aeroporto próximo de Trancoso. O veículo se revelou bem gostoso de dirigir, mas com um senão: os engates pouco precisos na versão com câmbio manual. Por outro lado, quem pretende conduzir o veículo em centros urbanos repletos de vias esburacadas pode senti-lo um pouco duro, principalmente para quem está acostumado com o Vectra sedã. O volante também poderia ter respostas mais rápidas em alguns trechos do percurso onde o teste foi realizado.
O design do lançamento foi desenvolvido para apresentar linhas e acessórios mais esportivos que a versão sedã, de perfil mais conservador. Por isso a Chevrolet resolveu compartilhar algumas características do Astra europeu, fabricado pela Opel (subsidiária da GM) na Alemanha. A traseira, por exemplo, é idêntica ao modelo vendido no Velho Continente. Detalhes como máscara negra nos faróis e lanternas com molduras cromadas também contribuíram para o estilo mais arrojado. "Trata-se de um projeto global adequado para a produção regional aqui no Brasil", afima Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM para a divisão LAAM, que congrega a América Latina, África e Oriente Médio.
Uma boa surpresa é que todos os pacotes em que o carro será vendido trazem navegador GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global) colorido, com tela de 3,5 polegadas. Será o primeiro modelo brasileiro com o item de série. O equipamento, da marca Visteon, oferece sistema com mais de 320 mil pontos de interesse, além de opções de serviço e lazer (restaurantes, bares, aeroportos etc.).
Outro trunfo do Vectra GT é a garantia de três anos – a mesma do "irmão" Vectra -, já que o restante da linha Chevrolet conta com garantia de apenas um ano. Inova ainda a cor preparada para o lançamento do GT-X chamada Volcano Orange que, se agradar aos consumidores, pode entrar no portfólio de cores oficiais do modelo. É uma alternativa, uma vez que carros em cores "de lançamento" costumam virar mico na hora de revender, sobretudo em um mercado adestrado a ter predomínio do preto e do prata. A GM espera vender uma média de 15 mil unidades do GT por ano.

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