domingo, 21 de outubro de 2007

ALGUNS INSTANTES PARA O FINAL DA NOVELA !

Felipe Massa se intrometeu na luta tríplice pelo Mundial de F-1. Repetindo o que fez no ano passado, o brasileiro da Ferrari conquistou a pole position para o GP Brasil, em Interlagos, neste domingo às 14h, horário de Brasília.

Seu tempo, cravado na última volta rápida, 1min11s931. Ao seu lado, larga o líder do Mundial, Lewis Hamilton. Rivais na luta pelo título, Kimi Raikkonen sai em terceiro, seguido por Fernando Alonso.

Foi a nona pole position da carreira de Massa, a sexta nesta temporada, a primeira desde o GP da Turquia, em agosto, sua última vitória na categoria. E foi a 12ª vez que um brasileiro conseguiu a pole em casa. A honra já coube a Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e ao próprio ferrarista, que voltou a subir no muro de Interlagos para festejar.

Lewis Hamilton torcia por uma pole neste sábado, mas o segundo lugar conquistado em Interlagos acabou não sendo um mau resultado. Domingo, larga à frente de Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, terceiro e quarto, respectivamente, os outros concorrentes ao título.

À sua frente, apenas Felipe Massa, que não está mais na disputa há duas corridas. Ou seja, para tornar-se o primeiro estreante a vencer um Mundial de F-1 e também o mais jovem a fazê-lo, basta manter as posições de largada. "Estou muito, muito feliz, acho que é um bom lugar para começar", disse Hamilton.


Independentemente das posições em que largam para as 71 voltas do GP Brasil, os pilotos sabem que vão ter que fazer contas para saber quem fica com o troféu deste ano. Para ser campeão, sem depender do resultado dos outros, Hamilton precisa vencer ou ser o segundo colocado.

Para Alonso, a situação é mais complicada. O tricampeonato no Brasil só virá se ele fizer quatro pontos a mais que o colega de McLaren. Na prática isso significa, por exemplo, vencer e o piloto inglês ser terceiro.

"Tenho todas as combinações possíveis na minha cabeça", falou o bicampeão. "Mas meu objetivo é vencer, senão tenho que começar a torcer por combinações malucas."

Mas quem mais precisa fazer contas neste domingo é Räikkönen. Terceiro no Mundial, sete pontos atrás de Hamilton, tem de ganhar em Interlagos e torcer para que o estreante seja no máximo quinto colocado. Além disso, Alonso precisa ser, na melhor das hipóteses, o terceiro. "Sei que não dependo só de mim, por isso vou fazer o que está ao meu alcance, que é lutar pela vitória", disse o finlandês.

Mas, além da tensão pela disputa do título, os pilotos ganharam mais um motivo para se preocupar neste domingo. Com sol pela primeira vez nos treinos livres, durante a sessão deste sábado, a temperatura da pista chegou perto dos 60º C, o que acabou deixando os pneus supermacios em péssimas condições.

Pelo regulamento da F-1, desde o começo desta temporada todos os pilotos são obrigados a usar dois tipos de compostos por GP. Ou seja, os times terão que definir suas estratégias com isso em mente, já que a previsão do tempo é de sol.

O treino que definiu o grid também foi disputado sob forte calor. Na primeira parte da classificação, Alonso havia sido o mais veloz, seguido por Hamilton. A dupla da Ferrari terminara em quarto e quinto, com Massa e Raikkonen.

No segundo bloco, porém, o domínio trocou de mãos. Sem nenhum "intruso" de outra equipe, Ferrari e McLaren ocuparam os quatro primeiros lugares, com Räikkönen, Hamilton, Massa e Alonso.



Fábio Seixas e Tatiana Cunha
Folhapress
Em São Paulo

FONTE: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas/2007/10/21/ult4361u632.jhtm

Nenhum comentário: