domingo, 21 de outubro de 2007

TUDO PODE MUDAR !


Após festejar o título da temporada de Fórmula 1, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, pode ser obrigado a entregar o troféu para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Tudo porque a BMW Sauber e a Williams serão investigadas, sob acusação de terem usado gasolina com temperatura abaixo do permitido no GP do Brasil, em Interlagos, neste domingo. Se as equipes forem condenadas, os pilotos Nico Rosberg (Williams, quarto colocado), Robert Kubica (BMW Sauber, quinto) e Nick Heidfeld (BMW Sauber, sexto) perderão suas posições na corrida. Com isso, Hamilton, que ficou em sétimo, passaria à quarta posição e ficaria com o título da temporada.

Pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a temperatura da gasolina pode ser até 10º C menor do que a temperatura ambiente. Ferrari e McLaren também foram investigadas, mas não foi encontrada nenhuma irregularidade, ao contrário da BMW Sauber e da Williams. Veja as temperaturas medidas e a temperatura que estava em Interlagos no momento de cada pit stop.

Temperatura da gasolina dos BMW Sauber e Williams
Piloto Pit stop 1 Pit stop 2 Pit stop 3 Temperatura ambiente
Nick Heidfeld 24ºC 25ºC - 37ºC
Robert Kubica 23ºC 24ºC 24ºC 37ºC
Nico Rosberg 24ºC 25ºC - 37ºC
Kazuki Nakajima 25ºC 26ºC* - 37ºC

* No segundo pit stop era 36º a temperatura ambiente

O japonês Kazuki Nakajima, da Williams, chegou em décimo lugar. Ele também será punido se for confirmada a irregularidade, mas sua posição não influencia na briga pelo título. A desconfiança em relação à temperatura do combustível surgiu nos exames após o GP. Foram recolhidas amostras de gasolina nos carros de Rosberg, Kubica e Heidfeld.


FONTE: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL154125-1311,00.html

Nenhum comentário: