domingo, 24 de fevereiro de 2008

Novo Corolla em abril???


A nova geração do Toyota Corolla pode estar nas lojas antes do final de abril. Ainda em março o carro será apresentado à imprensa especializada. Será o segundo lance de 2008 na guerra dos sedãs médios; o primeiro foi da General Motors, ao lançar o Vectra Elite (topo de linha do modelo) com motor 2.0. O terceiro será da Fiat, com a chegada do Linea, lançado no exterior em 2007.

O novo Corolla nacional -- um campeão de vendas do segmento que, no ano passado, foi superado pelo arqui-rival Honda Civic -- deve vir como um "meio-termo" das versões norte-americana e européia do sedã. O carro dos Estados Unidos, observado por UOL Carros no último Salão de Detroit, parece muito um Camry (sedã grande de luxo da marca) em escala menor.


É bom lembrar que, nos mercados ricos, o Corolla é um carro de entrada (é considerado um compacto), mas que, entre nós, possui status de carro executivo e/ou de famílias de classe média alta. Por isso, a versão nacional tem de entregar um grau diferente de sofisticação.

O Corolla foi o quinto carro mais vendido de 2007 nos Estados Unidos, em conjunto com a station wagon derivada dele, a Matrix (no Brasil sua SW é a Fielder). No mercado nacional, emplacou cerca de 34.500 unidades no ano passado, ficando atrás do Civic no segmento dos sedãs médios. Os dados de janeiro deste ano da federação dos distribuidores apontam o carro da Toyota com 2.217 unidades emplacadas, atrás de Civic (4.558) e Vectra (2.323).
Atualmente, o Corolla é vendido em quatro versões (XLi 1.6 a gasolina, XLi Flex, XEi Flex e SE-G Flex, as três últimas como motor 1.8), com preços que vão de R$ 57.413 a R$ 80.871, segundo a tabela da própria Toyota. Todos os motores são VVT-i (sigla em inglês para Comando de Válvulas Variável Inteligente) 16V, com 110 cavalos na capacidade 1.6 litro (somente a gasolina) e 136 cv com 1.8 litro (propulsor bicombustível, disponível na linha Corolla somente desde 2007).

O desenvolvimento do atual motor flex do Corolla custou à Toyota cerca de US$ 15 milhões ao longo de três anos. Provavelmente não à toa, sua entrada em produção se deu a tempo de incluí-lo na nova geração do carro, com o consumidor já "convencido" de que esse sedã pode ser movido a álcool também. Isso o alinha com Civic e Vectra na vantagem que os três possuem sobre os dois novos players do segmento, o Nissan Sentra e o Citroën C4 Pallas -- importados e ainda movidos apenas a gasolina.

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