terça-feira, 4 de março de 2008

Porsche "compra" a Volkswagen

O conselho da Porsche aprovou a aquisição de participação majoritária da empresa na montadora Volkswagen. Assim, a marca alemã de automóveis esportivos de luxo passa a ser a virtual controladora da conterrânea. Por tabela, leva também a sueca Scania, recém-incorporada pela Volks.

Os dois negócios foram anuciados nesta segunda-feira (3) -- o maior deles em Stuttgart, na Alemanha, sede da Porsche; já a transação entre Volks e Scania foi divulgada pouco antes em Estocolmo, na Suécia, sede da fábrica de caminhões.
Segundo informações divulgadas pela Porsche, seu conselho autorizou a direção da empresa, após uma reunião extraordinária, a ampliar a participação na Volkswagen dos atuais 31% para mais de 50%. No entanto, a Porsche disse que as autoridades antimonopólio ainda devem estudar a operação -- algo que pode durar alguns meses.
Sempre de acordo com a Porsche, a compra deste pacote acionário da Volkswagen, na cotação atual em bolsa (cerca de 150 euros por ação ordinária), representa um investimento de quase 10 bilhões de euros -- algo perto da casa dos R$ 27 bilhões.
No final de outubro de 2007, a Porsche conseguiu remover os obstáculos para assumir o controle da Volkswagen após o Tribunal de Justiça da União Européia sentenciar que um embargo à transação restringiria a livre circulação de capitais.
O executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking, disse em comunicado que o objetivo da empresa é "conseguir uma das alianças mais inovadoras e eficazes do mundo". Ele acrescentou que, com esta decisão, Volkswagen e Porsche "poderão escrever juntas, no futuro, um novo capítulo na história automobilística". Mas a fusão completa das duas empresas num único grupo foi descartada. Assim, quando a Porsche assumir definitivamente a participação majoritária nas ações da Volkswagen, esta passará a ser parte integrante do consórcio Porsche Automobil Holding.
É importante observar que outras marcas de relevo da indústria automotiva, como Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Skoda e Seat, pertencem atualmente ao grupo Volkswagen.

Nenhum comentário: