sábado, 31 de maio de 2008

Economizar combustivel !

Motorista pode economizar o combustível mesmo com alta no preço nacional do diesel
30/05/2008 18:08
Apesar do aumento do valor da gasolina acumulado em 8,8%, é possível amenizar os efeitos negativos para o bolso do brasileiro.


Corrigir alguns hábitos é imprescindível para "amenizar" os efeitos da alta da gasolina - Foto: Divulgação
NADIA HEISLER

O mês de maio acumulou alta de 8,8% no preço nacional do diesel, resultado do aumento anunciado pela Petrobras no início do mês. De acordo com pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o aumento já chegou aos postos de abastecimento de automóveis e, como conseqüência, já atingiu o bolso dos brasileiros.

Os principais atingidos são as empresas de frotas e transportadoras que utilizam este derivado de combustível como meio principal de trabalho. Segundo o Ticket Car, produto de gestão de veículos da Ticket, o gasto médio mensal por caminhão de uma frota, com combustível, é de R$ 5 mil. Com o aumento do diesel, esse custo vai para R$ 5.440.

"Essa alta do preço do combustível é capaz de gerar um ciclo de aumentos em cascata, já que as empresas são obrigadas a repassar o aumento para os fretes que, por sua vez, obriga as companhias a aumentarem os custos do produto final ao consumidor, impulsionando a inflação", alerta Marcelo Nogueira, gerente de negócios do Ticket Car.

Por causa desse aumento geral no valor do combustível, todos podem sair perdendo diversas vezes, mesmo quem não dirige. Isso porque até o preço dos alimentos, por exemplo, pode sofrer um aumento significativo, visto que eles são transportados por caminhões de carga, que, por sua vez, já estão pagando pela alta do preço do combustível e repassando os custos nos produtos que chegam ao consumidor final.

Para economizar, muita gente acaba optando por se locomover com outros meios de transporte, como metrô e ônibus, ou acabam optando por soluções emergenciais, como os combustíveis adulterados, que podem acarretar prejuízos bem mais significativos para o motorista.

Porém, segundo Marcelo Nogueira, é possível adotar algumas medidas inteligentes a fim de poupar o combustível do carro e agradar o bolso. Após realizadas algumas pesquisas, o Ticket Car fez um levantamento dos maus hábitos mais comuns entre os brasileiros e elaborou algumas dicas.

"As mulheres são mais econômicas que os homens em se tratando de carro. Eles têm a necessidade de ficar com o pezinho no acelerador mesmo com o carro parado, vivem em alta velocidade e dando os famosos 'arranques'. Isso acaba forçando o motor e gastando mais combustível. Além disso, os homens costumam não ter cuidado nenhum com o carro", afirma Marcelo Nogueira, que completa: "Outra mania errada é ficar com o pé na embreagem, o que danifica a maioria das estruturas do carro".

No caso do ar condicionado, por exemplo, não há muito que fazer. "Ele rouba uma parte da potência do veículo e usa a própria força do motor para funcionar, o que por si só já gasta gasolina", fala o gerente de negócios do Ticket Car. Apenas evite o ar condicionado quando as janelas do carro estiverem abertas e não dê partida no carro com o ar ligado. Isso também pode estragar a bateria.

É importante atentar para o melhor combustível a ser utilizado. "Na maior parte do Brasil, o uso do álcool se mostra com maior custo-benefício em relação à gasolina", garante Marcelo Nogueira.

Dicas para economizar combustível

Abastecimento

- Evite colocar excesso de bagagem no automóvel. Isso obriga o carro a trabalhar mais e leva a um consumo maior de combustível.

- Evite as rápidas retomadas de velocidade para não forçar o motor.

- Nunca deixe o veículo ligado sem necessidade.

Manutenção

- Faça frequentemente revisões periódicas e verifique todos os componentes mecânicos como fluídos, filtros e equipamentos de segurança para evitar problemas graves no veículo. "É imprescindível que se faça um check-up do carro de acordo com a sugestão da montadora", afirma o gerente de Negócios do Ticket Car.

- Sempre verifique o escapamento, pois se ele tiver algum problema o carro acaba gastando mais combustível e, no caso do carro a álcool, pode até haver corrosão. "A maioria dos problemas está no catalizador, que tem a função de fazer limpeza dos gases, e acaba fazendo mais força para o gás sair, gastando mais combustível", ensina Marcelo.

- A manutenção preventiva do carro, além de evitar acidentes e contribuir com o meio ambiente, também previne gastos mais significativos.

Pneus

- A calibragem incorreta dos pneus, além de estragá-los, também acarreta maior consumo. "Isso acaba deixando o carro com sérias dificuldades de deslocamento, o que força o motor sem necessidade e gasta mais combustível", explica Marcelo. Os pneus devem ser calibrados a cada 15 dias, de preferência com o carro "frio" e de acordo com as especificações do veículo.

- Para melhor conservação dos pneus, é necessário que se use o tipo adequado para o veículo e de acordo com o serviço para qual será usado (estrada ou cidade).

- A profundidade dos sulcos do pneu indica se ele está em boas condições ou não. Um pneu gasto aumenta as chances de aquaplanagem e perda de direção nas frenagens.

- Manter o carro alinhado e balanceado é fundamental para dirigir com tranqüilidade, pois aumentam a estabilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

Nenhum comentário: