segunda-feira, 25 de maio de 2009

BMW Série 5 GT


Thiago Vinholes

É um X6 rebaixado? Não, o carro nas imagens é o novo Série 5 Gran Turismo (GT), veículo que, segundo a BMW, inaugura um novo segmento. Ele é chamado de PAS (sigla em inglês para Progressive Active Sedan), que une a dirigibilidade de um sedã com a versatilidade de uma perua e o porte de um utilitário. As fotos divulgadas nesta sexta-feira (22) são as primeiras do modelo de produção, cuja apresentação oficial acontece somente em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Arrojado no design, o Série 5 GT utiliza a plataforma que servirá de base para a próxima geração de outros modelos Série 5, ainda sem previsão de lançamento. Seus 4,99 metros de comprimento impressionam, ainda assim o carro tem capacidade para quatro passageiros, sendo que a segunda fileira de bancos possui dois assentos individuais que mais parecem poltronas. Outro destaque é a abertura da tampa do porta-malas, dividida em duas seções. Isto facilita o acesso de objetos maiores no porta-malas, com capacidade para até 1 700 litros com os bancos traseiros rebaixados.

Quando chegar ao mercado, somente após a tradicional mostra alemã, os interessados poderão escolher três opções de motorização. A versão de entrada é o 530d, que vem com motor 3.0 turbodiesel de 245 cv e 55 kgfm de torque. De acordo com a marca, essa versão registra 15,3 km/l no consumo médio de combustível. O modelo intermediário é o 535i com motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo a gasolina capaz de desenvolver 306 cv e 40,7 kgfm. A versão topo de linha atende pelo nome 550i e esconde debaixo do capô o bloco 4.4 biturbo com 407 cv e 61,1 kgfm. Todas as versões virão com a transmissão automática de 8 velocidade e o sistema de tração integral XDrive, que distribui o torque para as rodas em diferentes doses de acordo com a necessidade.

Apesar de ser um derivado da Série 5, o GT tem interior digno de Série 7, modelo mais luxuoso da BMW. Bancos e console são revestidos de couro e o teto solar elétrico panorâmico se estende por praticamente toda capota. No centro do painel, a fabricante alemã trouxe para o carro a última geração do sistema iDrive, que monitora funções de áudio e vídeo (incluindo câmeras de auxílio de estacionamento, presentes na traseira e laterais do carro), ar-condicionado, navegador e computador de bordo. O motorista acessa o equipamento por meio de uma tela de 10” com comando touchscreen.
Fonte: Carro OnLine

Nenhum comentário: