quinta-feira, 28 de maio de 2009

GM transfere fábricas e patentes à Opel

A General Motors anunciou nesta quarta-feira (27) a transferência gratuita de fábricas e patentes de veículos e motores para a alemã Opel, que está prestes a se separar do grupo junto à inglesa Vauxhall. A definição sobre a venda da marca, que interessa à Fiat e à Magna, além da chinesa Beijing Automotive, vem sendo conduzida pelo governo alemão, que indicará à GM o melhor comprador.
Com a Opel assumindo o comando das fábricas e patentes da GM na Europa, ela se torna uma empresa semi-indepentente do grupo, o que facilitará o processo de venda. A Ford, que no ano passado vendeu a Land Rover e a Jaguar à indiana Tata Motors, manteve consigo as patentes dos motores utilizados nos veículos das fabricantes negociadas, que agora tem de comprar os propulsores da marca do oval azul.
Como o caso da GM é mais grave, livrar-se das fábricas e patentes é bom negócio, uma vez que a empresa vem somando enormes prejuízos por conta da produção além da demanda. A medida também ajuda adequar a situação do grupo a seu plano de reestruturação econômica, que será entregue ao governo norte-americano no próximo dia 1º de junho e aprovará ou não mais um empréstimo público bilionário à empresa.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: