terça-feira, 16 de junho de 2009

Fiat Cinquecento no fim de 2009 estará no Brasil


A Fiat vai lançar no Brasil no segundo semestre deste ano, mais provavelmente em outubro, o compacto Cinquecento, ou simplesmente Fiat 500. O modelo vai completar a trinca dos importados de nicho iniciada com a chegada do Smart ForTwo e do Mini Cooper. O carro com capacidade para quatro pessoas virá com apenas uma opção de motor - 1.4 litro a gasolina com 100 cv de potência - e será oferecido com uma plataforma de opcionais que vai posicionar o preço do Cinquecento entre o Smart (que custa a partir de R$ 57,9 mil) e do Mini (R$ 92,5 mil). Na Europa, o modelo custa 11,2 mil euros.

A convite da Fiat, o G1 andou em uma unidade do Cinquecento no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Zona Sul de São Paulo, durante o evento Quatro Rodas Experience 2009. Foram breves três voltas no circuito mais famoso do país (total de 13 km de extensão), acelerando o compacto na reta oposta, sentido o veículo nas mãos nas curvas da Junção e do Laranjinha, pisando fundo na reta dos boxes e seguindo no balanço das curvas do "S" do Senna.

A primeira impressão deixada pelo Cinquecento é que, por fora, ele engana bem. O Cinquecento mede 3,55 metros de comprimento, 1,65 metro de largura e 1,49 metro de altura, com a distância entreeixos de 2,30 metros.

Apesar de ser um modelo compacto de três portas, o espaço interno é bem confortável. Os retrovisores são amplos e a visão para quem dirige é muito satisfatória. O painel conta com um grande velocímetro com informações digitais na parte central situado atrás do volante, botões de controle do rádio ao alcance dos dedos e um design bem acabado.

A alavanca do câmbio manual de cinco velocidades fica em uma posição mais alta que em muitos modelos, e a troca é macia. O motor 1.4 de quatro cilindros em linha 100 cv de potência responde rapidamente às mudanças na transmissão e, ao acelerar, manda bem para acelerar o carro de apenas 1.008 quilos.

A opção por esta motorização indica que Fiat aposta no público que busca mais esportividade sem com isso exagerar muito no preço - na Europa a montadora oferece motores 1.3 de 75 cv e 1.2 de 69, além da versão reconhecidamente esportiva Abarth, com motor 1.4 turbo de 135 cv.

Este Cinquecento é uma versão moderna do famoso carro italiano dos anos 50 e 60, que levava motor de 500 cc. Agora, com cavalos de sobra no propulsor, pode reunir o charme com a esportividade. Para quem busca um modelo mais exclusivo, a chegada do Fiat vai promover uma interessante concorrência com o Smart e o Mini.


Nenhum comentário: