segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fiat finaliza aliança com Chrysler

Após muitas negociações e discussões, Fiat e Chrysler chegaram nesta quarta-feira (10) a um denominador comum sobre a venda de 20% do capital da marca norte-americana à italiana – o acordo prevê um aumento de participação da Fiat de até 35%. Da parceria surgirá a Nova Chrysler, que será comandada pelo atual chefe executivo da Fiat, Sergio Marchionne, e terá em seu conselho administrativo três diretores escolhidos pela companhia europeia e quatro diretores indicados pelo governo dos Estados Unidos.

O Tesouro norte-americano e o governo do Canadá terão, respectivamente, 8% e 9% de participação na nova empresa, enquanto um fundo social ficará com os 55% restantes. O acordo estabeleceu também que a participação da Fiat na Chrysler não poderá ser majoritária até que o montante pago pelos contribuintes para salvar a empresa seja inteiramente devolvido.

“Eu me sinto um privilegiado por ter a oportunidade de comandar a Nova Chrysler e trabalhar com os chefes executivos para erguer essa companhia ao nível que sabemos que ela pode – e deve – chegar”, disse Marchionne. Os novos carros desenvolvidos pela aliança devem chegar ao mercado em cerca de um ano e meio. No momento, o Fiat 500 deve começar a ser revendido na rede de concessionárias da Chrysler – ou o que sobrou dela depois da crise.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3278

Nenhum comentário: