quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nissan cria sistema inovador de injeção - motores mais eficientes

A Nissan apresentou nesta quarta-feira (15) um sistema inovador de injeção de combustível. Basicamente, a diferença em relação aos dispositivos atuais, é que o no motor da Nissan o combustível é conduzido até às câmaras de combustão por meio de injetores separados para cada válvula de admissão, tornando o processo mais eficiente do que o realizado atualmente, já que a maioria dos propulsores conta com um injetor simples.

No Nissan Dual Injector, como a novidade é chamada, a gasolina é vaporizada no cilindro de forma mais eficaz, reduzindo a quantidade de resíduos não queimados no processo de combustão e a emissão de gases poluentes além de, consequentemente, diminuir o consumo de combustível em 4% quando comparado com um bloco da mesma classe também movido somente a gasolina.

Outra vantagem do sistema, de acordo com a fabricante japonesa, é que o Dual Injector chega a apresentar resultados semelhantes aos de um motor com injeção direta de combustível com a vantagem de custar 60% menos, já que não requer as caras soluções que esse tipo de bloco requere, como uma bomba de alta pressão para o combustível.

Ainda não há previsão de quando a Nissan passará a adotar o Dual Injector em seus propulsores, mas o vice-presidente da divisão de engenharia de motores da empresa, Shuichi Nishimura, declarou que a marca planeja “adotar largamente o novo sistema de injeção em seus modelos com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 e conservar metais raros aplicados no catalisador dos veículos”.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3463

Nenhum comentário: