quarta-feira, 1 de julho de 2009

A nova Strada já foi testada !


Você gosta do estilo das picapes, mas não opta por um modelo desse tipo devido à restrição no número de passageiros? Então, parafraseando o programa humorístico, seus problemas acabaram. Bom, para ser sincero, pelo menos parte deles. O próprio Carlos Eugênio Dutra, diretor de exportação e produto da Fiat, explica que a nova Strada Cabine Dupla nasceu justamente para suprir essa demanda revelada pelo público e que foi constatada por meio de pesquisas com os clientes.

Dutra também revelou que a Strada Cabine Dupla será oferecida, inicialmente, somente na versão Adventure por R$ 46 440, a qual se destina justamente ao público-alvo do modelo, ou seja, jovens de 25 a 35 anos ou casais sem filhos. Questionado sobre o preço, o executivo pondera que “se o mercado demandar, podemos pensar em uma configuração Trekking, por exemplo”.

Apesar disso, o sistema de bloqueio eletrônico de diferencial Locker, presente na Strada Adventure com cabine estendida, se tornou opcional para baratear o custo do modelo e é vendido por R$ 1 300. Também é por esse mesmo motivo – o custo – que alterações mais profundas no projeto, como um aumento da distância entre-eixos para melhorar o espaço da cabine sem sacrificar a caçamba, foram descartadas. “A Strada Cabine Dupla tem espaço para 580 litros de bagagem e transporta 650 kg, números suficientes, de acordo com nossas pesquisas, para o uso que nosso cliente realizará. Portanto, um gasto extra com alterações estruturais não foi necessário”, revelou Dutra.

Declarações à parte, o fato é que o banco traseiro da Strada Cabine Dupla não é dos locais mais agradáveis se você tem mais de 1,75 m, medida padrão considerada pela Fiat para a estatura dos brasileiros. Se o motorista ou o passageiro estiverem “acima da média”, o espaço para as pernas dos dois ocupantes extras ficará reduzido e um deslocamento por grandes distâncias não será confortável. A noção que fica para quem utiliza o assento traseiro é de que há menos espaço do que o encontrado em um Palio, mas pelo menos o projeto contempla apoio para braço e porta-objetos nas laterais (as janelas fixas são outro problema).

Como ela não tem concorrentes no mercado, a Fiat estima comercializar de 1 000 a 1 500 unidades de seu inovador produto por mês e prevê uma inevitável “canibalização interna” dentro da gama Adventure, que hoje representa 35% do mix de vendas da Strada. A marca italiana, contudo, quer até mesmo roubar clientes de picapes médias, como Chevrolet S10 e Ford Ranger, com cabine simples e em suas versões de entrada. “Pretendemos mostrar ao consumidor dessas picapes as vantagens da Strada no que diz respeito à facilidade de manobra e menor preço”, destaca Carlos Eugênio Dutra.

A Strada Cabine Dupla é impulsionada pelo conhecido 1.8 flex de 114 cv a 5 500 rpm e 18,5 kgfm a 2 800 rpm, ambos com álcool, sendo que as principais alterações mecânicas do produto foram feitas na suspensão. O conjunto traseiro, constituído por um eixo rígido Ômega, passou a contar com molas mais flexíveis, enquanto os amortecedores foram recalibrados e são do tipo Powershock com duplo efeito na dianteira.

Quem sai de uma Strada Adventure Locker e dirige uma Strada Cabine Dupla nota poucas diferenças, porém o modelo com habitáculo maior transmite uma sensação de maior rigidez. Esteticamente, o design da nova carroceria 25 cm maior em relação ao tamanho da Strada cabine estendida ficou bem acertado e foi pensado pelo Centro Estilo Fiat para a América Latina. As caixas de rodas com molduras cinza e os estribos podem ser soluções que não agradam a todos, mas a identidade da opção top de linha foi mantida.

Pelo preço básico, a Strada Cabine Dupla oferece ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, faróis de neblina e bancos dianteiros com o sistema “Easy Entry”. Sua principal missão será manter a liderança da Fiat no segmento de picapes pequenas, que enfrentará uma forte concorrência com a chegada, em breve, da nova Saveiro (que pode se chamar Arena) e da picape derivada do Peugeot 207. Será que o apelo do ineditismo será suficiente para manter o sucesso da Strada? Vamos ver o que o sábio mercado reserva para ela.

César Tizo

Fonte:
http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3387

Um comentário:

Renata.Oliveiira ♪ disse...

a novaa estrada e liinda! designe perfeito,interno e externo
-