sábado, 11 de julho de 2009

Novo Jaguar XJ






A nova geração do XJ, que abandonou as formas conservadoras que caracterizavam o sedã. O modelo ganhou contornos mais ousados e marcantes, bem ao estilo do XF (ultimo projeto desenvolvido pelos ingleses em parceria com a Ford).

De frente, nota-se grande semelhança com o XF, especialmente em detalhes como a grade dianteira, os vincos agressivos no capô e os faróis de formato afilado. O conjunto forma um visual intimidador, que remete a um felino (não por acaso, símbolo maior da montadora inglesa).

A lateral tem um perfil esportivo, seguindo a tendência dos cupês de quatro portas. O teto com uma suave curvatura e a linha de cintura elevada são dois elementos marcantes no novo XJ. Curioso é o detalhe das colunas “C” pintadas em preto, para criar a ilusão de continuidade com as janelas laterais.

Já a traseira esbanja ousadia – ao menos para os padrões da Jaguar -, com lanternas verticais com iluminação por LEDs que acompanham as formas da tampa do porta-malas. O vistoso par de ponteiras completa o pacote estético e dá um toque de esportividade.

Por dentro, o desenho não repete o mesmo arrojo da parte externa, mas agrada. As formas circulares predominam em detalhes como as saídas de ar, o painel de instrumentos e até no inovador Drive Selector, recurso proveniente do XF.

Trata-se de um câmbio automático de desenho diferenciado, cujas marchas são selecionadas por um botão giratório no console central. O interior ainda conta com uma tela de oito polegadas sensível ao toque, que exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) ou os controles do DVD.

As portas contam com apliques de madeira de lei, enquanto que os confortáveis bancos são revestidos em couro especialmente tratado. Destaque também para o belo teto solar panorâmico confeccionado com chapas de vidro, que deslizam para cima ou para baixo de forma a não comprometer o espaço para as cabeças dos ocupantes.

O novo XJ será vendido com quatro opções de motorizações, sendo três delas movidas a gasolina. O propulsor de entrada é um 5.0 V8 aspirado, que gera 385 cv, enquanto que a versão intermediária conta com o auxílio do compressor para desenvolver 470 cv.

Já a configuração topo-de-linha tem 510 cv, suficientes para que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Uma versão movida a diesel também figura entre os planos da Jaguar. Ainda não há previsão de chegada do novo XJ no Brasil.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/jaguar-xj-483389.shtml

Nenhum comentário: