domingo, 16 de agosto de 2009

Vectra hatch GT-X



O Vectra GT-X faz o que poucos modelos que preenchem as "vitrines" das concessionárias conseguem. Além de chamar a atenção do público, a versão topo de linha do hatch médio da General Motors tem boa saída. Nos emplacamentos de 2009, o GT-X respondeu até aqui por consideráveis 30% dos pedidos. De março a julho, após o hatch receber um sutil "face-lift", a média mensal foi de 920 unidades, com aproximadamente 276 vendas/mês da configuração "top". Se levar em conta o preço inicial de R$ 64.134, é um grande feito. Ainda mais em um segmento superpovoado.

Somente com o Vectra GT-X brigam diretamente hoje Citroën C4 Exclusive 2.0 16V flex, Ford Focus Ghia 2.0 16V a gasolina, Volkswagen Golf 2.0 8V flex, Peugeot 307 Presence 2.0 16V flex automático e Fiat Stilo Blackmotion 1.8 8V flex e Nissan Tiida SL 1.8 flex - estes dois com cilindrada menor. Nas últimas semanas, chegou ainda o Hyundai i30, equipado com um motor 2.0 16V a gasolina. Todos os modelos têm preços entre R$ 60 mil e R$ 65 mil. Assim, a briga entre os hatchs médios "top" leva em consideração o custo/benefício, onde pesam a lista de série e o motor, além de aspectos subjetivos, como o design. E o Vectra GT-X reúne bons argumentos nesse sentido.

Visualmente, o hatch médio da GM chama a atenção. Há uma profusão de vincos salientes espalhados pela carroceria. Ela é montada sobre vistosas rodas de liga leve aro 17 calçadas por pneus de perfil baixo: 215/45. Na dianteira, os destaques são os faróis com máscaras negras iluminados por lâmpadas azuladas Blue Vision e as seções nos para-choques, com os faróis de neblina ao centro. Visto de lado, chamam a atenção o caimento acentuado do teto e a singular antena do tipo "barbatana de tubarão". Já na traseira, as lanternas têm lentes fumê. A reestilização deste ano ainda acrescentou ponteira cromada, luzes de direção nos espelhos laterais e quadro de instrumentos com novos grafismos em tons de branco e vermelho alaranjado.

Na carona do face-lift, o propulsor 2.0 flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas foi modificado e ficou mais robusto. Um dos mais fortes do segmento, produz 133/140 cv de potência com gasolina/álcool a 5.600 mil rpm e um torque máximo de 19,7/18,9 kgfm a 2.600 rpm, na mesma ordem. A unidade de força vem acoplada a um câmbio manual de cinco marchas, com opção de um automático de quatro velocidades. Perde em potência apenas para os propulsores multiválvulas dos rivais Focus, C4, 307 e i30.

É a lista de série, porém, o principal argumento que sustenta as vendas do Vectra GT-X. O hatch médio traz previsíveis ar, direção e trio, e ainda airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, sensor de chuva, computador de bordo e rádio/CD/MP3 com Bluetooth e entradas auxiliar e SD Card. Os bancos são revestidos em couro, assim como o volante multifuncional, que possui comandos para o som e para o controle de cruzeiro. E o pacote inclui ainda alarme, retrovisor eletrocrômico, espelhos laterais eletricamente rebatíveis, ajustes de altura para o assento do motorista e de altura e profundidade da coluna de direção, entre outros. Um conjunto interessante, que credencia o hatch da GM a brigar no andar de cima do segmento.

O Vectra GT-X é um típico carro de imagem. Seu porte encorpado, com vincos distribuídos por toda a carroceria e as imponentes rodas aro 17 sugerem um comportamento apimentado. Nas ruas, o modelo atrai olhares por onde passa. E o motor 2.0 flex de 140 cv com álcool até oferece um desempenho agradável, sobretudo em baixos giros. O propulsor de quatro cilindros em linha e oito válvulas enche rapidamente e empurra com vigor os 1.303 kg do hatch médio da Chevrolet. Isso graças ao torque máximo de bons 19,7 kgfm, despejado por inteiro logo aos 2.600 giros.

Nas três primeiras marchas, o escalonamento mais curto do câmbio também favorece arrancadas. Só na quarta e quinta marchas, mais alongadas, o motor demora a encher. Os engates do câmbio ainda são macios e precisos, embora o curso da alavanca seja longo demais para um veículo de pretenções esportivas. Já o comportamento do Vectra GT-X sobre o asfalto é exemplar. O hatch médio mantém-se equilibrado em curvas, retas e frenagens, sem pregar sustos. A versão GT-X avaliada ainda oferece um pacote de série extremamente bem servido. São sentidos apenas a ausência de airbags laterais e de controles de estabilidade e de tração, disponíveis em alguns rivais diretos. O espaço interno também não é muito generoso. Nada, porém, que o design arrojado e a lista de série não compensem.
(por Diogo de Oliveira)

Fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/08/15/ult634u3603.jhtm

Um comentário:

Cristina disse...

Hehehe, aqui na Europa, esse modelo é o Astra, né? A frente é um pouco diferente, mas a traseira é do Astra mesmo!

Então, será que você poderia me indicar um email para eu fazer uma sugestão?

Obrigada!
Abracos,
Cristina
cogumela17@yahoo.de