sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hyundai Sonata de volta ao Brasil


A Hyundai traça uma estratégia bastante singular no mercado brasileiro e bem típica das marcas sul-coreanas. Por aqui, a montadora lança automóveis de passeio com custo/benefício agressivo para atuar em segmentos inferiores em relação às suas dimensões. Um exemplo é a nova geração do Sonata, que fará sua estreia oficial no Salão de São Paulo, em outubro. O modelo tem dimensões de um médio-grande, mas vai chegar para brigar com os sedãs médios. Uma lógica seguida à risca, por exemplo, pelo Azera, um modelo grande que, pelo preço, duela com médio-grandes. E o Sonata ainda vai chegar com um apelo de um design arrojado para os padrões do segmento e com um conjunto mecânico moderno.

O Sonata, na verdade, esta de volta ao país. Aqui, foi vendido no fim da década de 1990 e início dos anos 2000. Mas regressa bastante diferente. Nas dimensões, mostra que quer ser maior e ter preço menor. Tem 4,82 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,79 metros de entre-eixos. E deve custar entre R$ 65 mil e R$ 85 mil. Na comparação com os líderes do segmento de sedãs médios, por exemplo, fica próximo ao Toyota Corolla -- R$ 62.110 a R$ 88.250 -- e ao Honda Civic -- R$ 68.150 a R$ 88.750. Além disso, ambos são menores que o Sonata. O exemplar da Toyota tem 4,54 metros de comprimento e 2,61 metros de entre-eixos, enquanto o rival da Honda possui respectivos 4,49 metros e 2,70 metros.

O modelo também vai levar vantagem no conjunto mecânico. O novo Sonata será importado inicialmente na configuração com o motor 2.4 16V, que também segue a lógica da marca de trazer modelos com propulsores que servem a diferentes linhas. A unidade também equipa a versão top do recém-lançado utilitário esportivo ix35. Nos Estados Unidos, o propulsor do Sonata gera 190 cv de potência a 6.300 rpm e torque máximo de 25,4 kgfm a 4.200 giros, enquanto o SUV vendido por aqui produz 179 cv e 23,1 kgfm. A versão deve usar um novo câmbio automático de seis velocidades. Nesta configuração, o Sonata será vendido entre R$ 78 mil e R$ 85 mil para brigar com as configurações tops dos outros sedãs médios. Já a versão com motor 2.0 16V de 168 cv deve ficar para o ano que vem.

No design, o sedã também está muito mudado. Segue as tendências mais ousadas da Hyundai, com abuso de músculos em contraste com elementos bem definidos. Na frente, por exemplo, o conjunto ótico anguloso mescla um corte seco na extremidade interna com o capô e contornos arredondados e irregulares. O capô protuberante tem saliências nas extremidades e ao centro que se confundem com a grade trapezoidal com barras cromadas e o "H" estilizado da logomarca do fabricante. O para-choque e a saia dianteira são repletos de músculos que combinam com as luzes de neblina, com as lentes dos faróis principais e com a própria grade frontal.

De perfil, o sedã médio-grande exibe um estilo igualmente anguloso. A linha de cintura elevada contrasta com um vinco em cunha que corta as maçanetas. O teto tem caimento sutil na terceira coluna e abre espaço para uma espia triangular. Na traseira, a Hyundai recorreu a soluções já encontradas em outros sedãs. O vidro bastante inclinado e largo encontra uma tampa do porta-malas levemente abaulada. As lanternas, que começam pontiagudas e estreitas na tampa, crescem e ficam mais arredondadas nas extremidades da traseira e se prolongam pelas laterais. Mais saliências na carroceria são encontradas na saia traseira, que abriga um duplo escapamento cromado.

Entre os equipamentos, o modelo vai vir em configuração única com definições típicas da marca no Brasil. A versão inicial com motor 2,4 litros chegará bem completa, com ar automático, direção eletro-hidráulica, trio, controle de cruzeiro, computador de bordo, ajustes elétricos do banco do motorista. Na parte de segurança são esperados freios com ABS e EBD e quatro airbags.

Uma configuração "completíssima" deverá receber controles eletrônicos de estabilidade e de tração e mais airbags. Tudo, é claro, com um custo/benefício para beliscar vendas no disputado nicho de sedãs médios. (por Fernando Miragaya)

Fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2010/08/16/hyundai-prepara-a-volta-do-sonata-ao-brasil.jhtm

Um comentário:

Anônimo disse...

The post offerѕ еstаblisheԁ helpful
to us. It’s quite uѕeful and уou're certainly really experienced of this type. You have got opened our eye for you to different thoughts about this specific subject together with intriquing, notable and strong articles.

Here is my website ... Viagra