quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Toyota inicia obras em Sorocaba

A Toyota realizou nesta quarta-feira (8) um evento comemorativo relativo ao início da construção de sua terceira fábrica em território nacional. A unidade será construída em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo distante 100 km da capital, e terá a missão de produzir 70.000 unidades por ano de um novo modelo compacto que, de acordo com o vice-presidente Comercial da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior, “mira no segmento de Fiat Palio e Volkswagen Gol”.

Segundo Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul, o novo veículo a ser produzido em Sorocaba “será exatamente o mesmo modelo da Índia, mas terá alterações para o mercado nacional, como o motor bicombustível”. O compacto em questão é o Etios, cujo preço, versões e motorização para o mercado nacional ainda não foram definidos. Ainda de acordo com Hasebe, a Toyota estuda a possibilidade de exportar o veículo a ser produzido em Sorocaba para o Mercosul. A previsão é de que a fábrica inicie suas operações no segundo semestre de 2012.

Durante o evento, o vice-chefe executivo da marca, Atsui Niimi, informou que a empresa investirá forte no BRIC (sigla para definir o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) para conquistar espaço em mercados emergente. Para tanto, a Toyota está construindo duas novas fábricas, sendo uma na China e outra na Índia.

Instalações em SP

A nova indústria da Toyota recebeu um investimento de cerca de US$ 600 (R$ 1,03 bilhão) e possuirá 2 milhões de m², dos quais 1,2 milhão serão utilizado para a área efetiva de produção, enquanto os 800 mil m² restantes serão utilizados para a construção de um parque de biodiversidades.

A marca informa que, de acordo com as estimativas da prefeitura de Sorocaba, as instalações criarão cerca de 11.000 empregos diretos e indiretos. O governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, declarou que junto à nova unidade surgirão melhorias na infra-estrutura da região, que precisará de vias mais largas e novos canais de acesso em função do aumento do fluxo de cargas e veículos.

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, também aponta que a nova fábrica é um estimulante para melhorar a qualidade das escolas e universidades da região, uma vez que a fábrica e seus fornecedores necessitarão de mão de obra qualificada e especializada.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=5843

Nenhum comentário: