segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Novo Focus so chega ao Brasil em 2012



O carro já havia aparecido no Salão de Detroit deste ano, e agora a Ford resolveu trazer para o Salão de Paris a próxima geração do Focus, que deve começar a ser produzida no final de 2010 nos Estados Unidos (Estado de Michigan) e na Europa (Alemanha), e depois na Rússia e na China. O carro chega às lojas europeias já no começo de 2011.

De acordo com informações da fabricante, o novo modelo — desenvolvido em terras europeias — será vendido em 120 países, com 80% de peças em comum. Isso porque o Focus emprega a nova plataforma C, para uso global em carros médios. Será mais barato produzi-lo.

A produção para o mercado sul-americano, que inclui o Brasil e a Argentina (de onde vem o nosso atual Focus), ficou para o fim da fila, talvez até depois da China, onde a fábrica local só deve começar a operar no começo de 2012.

Vale lembrar que o Focus “brasileiro” acaba de ganhar o novo motor Sigma 1.6 bicombustível, que deu uma bela impulsionada nas vendas da carroceria hatch. Na Europa, a atual geração será fabricada até meados de 2011, e então descontinuada.

Os carros mostrados aqui em Paris são o sedã, hatch, station wagon (que provavelmente jamais será vendida no Brasil) e a versão esportiva ST. Em termos de estilo, a dianteira mudou, mas não muito — o que chama mesmo a atenção nos carros dois e três-volumes é como suas traseiras são completamente diferentes da geração atual.

Basta dizer que o hatch tirou as lanternas das colunas, onde ficavam margeando a janela, e as colocou na parte inferior, invadindo os para-lamas. Já o sedã, cuja traseira “genérica” sempre foi motivo de muxoxos de desprezo ou indiferença, ganhou mais personalidade com novas lanternas bem horizontalizadas e um falso spoiler na tampa do porta-malas. Por fim, a versão esportiva ST, que é somente hatchback, possui uma grade negra do tipo “bocão” bem imponente e agressiva.

O novo Focus chegará ao mercado europeu prometendo muito conteúdo tecnológico, inclusive itens (de série ou opcionais) que normalmente são encontrados apenas em carros de segmentos superiores, como assistentes de estacionamento e de manutenção de faixa de rodagem e câmera de ré. Quantos aos motores, na Europa a gama vai contar com unidades 1.6 a gasolina (EcoBoost, com 150 ou 180 cavalos de potência, esta última com 24 kgfm de torque) ou a diesel (Duratorq), e também com um 2 litros diesel (Duratorq). Os propulsores menores terão sistema stop/start.

Já o Focus ST deve ser lançado apenas em 2012 (nada foi dito ainda sobre a América do Sul), com a grife da divisão de performance da marca — Ford Team RS — e o papel de carro de imagem da nova gama. Com o motor 2.0 EcoBoost “mexido” para melhorar a performance, ele poderá entregar até 36 kgfm de torque e 250 cavalos de potência.

Fotos: Murilo Góes/UOL

Fonte: CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros, enviado especial

http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br/2010/10/04/novo-focus-chega-a-europa-em-2011-brasil-tera-de-esperar-3/

Nenhum comentário: