segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Kia Koup - Cerato Cupê




Após o Salão do Automóvel, as novidades que lá estavam expostas continuam na mira dos jornalistas especializados em automóveis. E quando acaba a exposição, é comum as fabricantes nos cederem algumas máquinas. Uma oferta agradável veio da Kia Motors do Brasil, que nos convidou para esses impressões ao dirigir com o Cerato Koup, um modelo esportivo que completa a gama composta pelas versões sedã e hatchback.

Ele não chega neste ano, que já está praticamente no final, mas fevereiro de 2011 é a previsão para o cupê 2+2 ganhar as ruas brasileiras. O modelo branco das fotos que você verá ao longo desta reportagem é exatamente o mesmo que estava na plataforma giratória no estande da Kia no Anhembi.

Externamente, o cupê inspirado no carro-conceito com o mesmo nome que foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York de 2008 atrai por suas linhas modernas e pela exclusividade da carroceria de 2 portas, já que essa é a primeira vez que a Kia produz um modelo com essa configuração. Com a frente baixa — o carro tem 1,39 m de altura —, seu "nariz" fareja pouco acima do solo. Mas nada que interfira na dirigibilidade. Ao contrário, já que a posição de dirigir mais perto do piso transmite a sensação de que se está em um bólido de competição.

Seu espaço interno é bom para quem vai nos bancos dianteiros, que têm formato de concha, mas que não sacrificam o conforto. Para quem se habilita a andar nos dois assentos traseiros, o melhor é entrar pela porta do carona, já que o banco dianteiro desse lado tem o sistema easy entry. Quando reclinado, ele desliza para frente sobre os trilhos e depois retorna para a posição anterior. Só não espere conforto sentado lá atrás! O assento é curto e inclinado, o que acaba cansando as pernas. Mas uma carona curta não vai fazer mal a ninguém.

O interior da versão avaliada pareceu um pouco exagerado nas cores, que mescla o couro preto dos bancos com o acabamento da parte superior do painel e das laterais das portas da cor vermelha. Ah! A cor berrante também está presente nos aros em volta dos alto-falantes. De acordo com a música que está tocando, a moldura das caixas de som fica mais ou menos acesa e pode até piscar. Essa função pode ser controlada por um botão giratório no lado esquerdo do painel.

Contudo, tanto a cor vermelha do painel como esse sistema de som não estão definidos pela Kia para o nosso mercado, mas apenas para o norte-americano. Ainda em relação aos equipamentos de série, sabe-se que a lista prevista para o Koup será composta por direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, ajuste de altura e profundidade do volante, vidros, travas e retrovisores elétricos, CD player, duplo airbag dianteiro e lateral do tipo cortina, ABS, discos nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade.

Quanto ao desempenho, o do motor 2.0 de 156 cv de potência e 19,8 kgfm de torque não empolga, mas entrega uma “tocada” relativamente esportiva. Isso significa que o carro é controlável, mas ao arrancar é bom segurar o volante com as duas mãos. As rodas dianteiras só não deixaram dois riscos escuros no asfalto por conta do controle eletrônico de estabilidade, que estava acionado.

O propulsor tem um funcionamento que não é “áspero” e “enche” rápido, provando o quanto este motor ficou bom para o conjunto. Outro ponto forte do Koup provém do câmbio automático sequencial de 6 marchas, uma novidade na linha Cerato e que também está presente no hatchback.

Com escalonamento curto, sua agilidade convence ao volante. As trocas de marcha podem ser feitas de dois modos: deslocando a alavanca para frente (altas) e para trás (reduzidas) ou pelas duas borboletas localizadas atrás do volante. Quer saber? Trocando as marchas com as duas mãos no volante é mais prazeroso! Em relação à estabilidade, o Koup causa inveja a muito esportivo por aí.

Composta por um conjunto McPherson na dianteira com barra estabilizadora e traseira com barra de torção, a suspensão apresenta um comportamento bem equilibrado tanto em curvas como em linha reta. É o tipo do carro para pegar um final de semana e contornar a rodovia Rio-Santos curtindo o passeio. O que limita bastante sua viabilidade como uma autêntica diversão é o preço: estima-se que ele custará cerca de R$ 80.000 quando chegar ao mercado brasileiro, em 2011.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=6246

Nenhum comentário: