domingo, 18 de setembro de 2011

Aumento de IPI para marcas Chinesas é protecionismos segundo Abeiva

O presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), José Luiz Gandini, afirmou em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira que o aumento do IPI em veículos importados representa uma atitude de protecionismo às montadoras locais, já que o segmento detém apenas uma fatia de 3,3% do mercado nacional. 

Gandini salientou que a importação também gera empregos e movimenta a economia no país. “A atividade de importação também é responsável por 35 mil empregos diretos de brasileiros, com investimentos de empresários que acreditam no setor de distribuição dos importados”, disse o executivo.

De acordo com Gandini, uma carta aberta será enviada à presidente Dilma Rousseff com o objetivo de tentar reverter a medida imposta pelo governo que, segundo ele, é inconstitucional, uma vez que a ação passa a valer a partir desta sexta-feira (16) e são precisos 90 dias para a medida entrar em vigor.

Sergio Habib, presidente da JAC Motors, uma das empresas afetadas pela medida, salientou que as empresas chinesas não estão invadindo o Brasil e ressaltou que, com as medidas impostas, é inviável uma fábrica neste momento.

“O que segura o preço é a concorrência. Nossa fábrica no Brasil, prevista para entrar em funcionamento em 2014, empregará 3.500 funcionários. Geramos 10 mil empregos para vender uma produção de 100 mil carros”, explicou.

Fonte: Revista Quatro Rodas
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/aumento-ipi-abeiva-diz-enviara-carta-presidente-dilma-302578_p.shtml

Nenhum comentário: