domingo, 23 de outubro de 2011

Peugeot RCZ



Como já adiantamos para você, a Peugeot apresentou nesta semana o cupê esportivo RCZ, que já está a venda nas lojas da fabricante. Importado da Áustria em uma versão única de acabamento, o modelo 2+2 custa R$ 139.900 e vem equipado com o bom motor 1.6 turbo que também move seu “irmão maior”, o SUV 3008. Apostando em um visual arrojado, a Peugeot não escondeu a verdade sobre o RCZ: ele vem para brecar as vendas do Audi TT (R$ 215.600) e do recém lançado MINI Coupé (R$ 134.950).

Visualmente, o RCZ não fica para trás frente seus concorrentes. As formas bem delineadas, os faróis que invadem o capô (característica conhecida da Peugeot), o teto com dupla curvatura e o arco lateral em alumínio formam uma simetria bem aplicada no carro. Conforme informou a marca francesa, foram feitas “alterações mínimas” em seu projeto final em comparação com o conceito apresentado pela primeira vez em 2007, durante o Salão de Frankfurt.

O “dream car” (carro dos sonhos, em tradução livre) da Peugeot traz consigo uma missão tão complexa quanto sua concepção. Segundo Frederico Batagglia, Diretor de Marketing, o RCZ é o responsável pela “construção da imagem da Peugeot no Brasil” e ele “mostra o que a marca sabe fazer de melhor”. Após o lançamento do SUV 3008, ficou clara a intenção da Peugeot de entrar de vez no mercado de carros acima de R$ 60.000.

Falando nisso, segundo informações do fabricante, 31% do mercado dos carros de luxo é constituído por modelos cupê. Olhando para essa fatia que a Peugeot planeja vender uma média de 20 a 30 carros por mês, a partir de 2012. A marca também garante que as filas de espera que assolam quem procura o 3008 não serão presentes nas vendas do RCZ. Inicialmente, foram trazidas apenas 200 unidades do veículo.

Infelizmente, o RCZ só pôde ser testado em um autódromo fechado, localizado em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Nestas condições (adversas a realidade de grande parte dos consumidores) o cupê foi bem nas curvas fechadas, esbanjando uma estabilidade que vale ser frisada, mérito também para o controle de estabilidade (ESP) – item de série – acionado.

O motor 1.6 turbo de 165 cv a 6.000 rpm mostrou que está preparado para as acelerações mais ousadas. Enquanto isso, o torque de 24,5 mkgf é despejado a meras 1.400 rpm, proporcionando arranques e respostas rápidas nas saídas das curvas.

Um grande porém é o câmbio automático de 6 marchas com trocas sequências. Levando como base o 3008, é sabido que a transmissão vai bem na cidade, mas, a “alma” esportiva do RCZ fica apagada com o câmbio “careta” de fábrica. Segundo a Peugeot, a versão com a transmissão manual de 200 cv não está se quer cotada para vir ao Brasil, “seria o nicho do nicho”, informou a marca. As borboletas para trocas de marcha atrás do volante também fazem falta. Item presente nos concorrentes do RCZ.

Contudo, o câmbio automático justifica o luxo que a Peugeot oferece no cupê e o interior segue a mesma linha. Com formas características da marca, o RCZ tem bom acabamento interno. Seu habitáculo traz bancos esportivos revestidos de couro com aquecimento e regulagem elétrica, tudo de série. Os comandos são bem posicionados ao alcance das mãos e o conforto é garantido para quem viaja na frente. Os dois bancos de trás, porém, levam, no máximo, duas crianças pequenas.

A nova aposta da Peugeot tem tudo para dar certo. Além dos bons itens de série, o preço é competitivo quando comparado aos seus concorrentes e o motor não é nenhum pouco acanhado. O RCZ pode ser um “brinquedinho” novo ou um carro diferente e moderno, porém, acima de tudo, ele é bastante divertido.

Mais fotos:




Fonte: http://carroonline.terra.com.br/noticia,7781,peugeot-rcz-%C3%A9-divers%C3%A3o-de-luxo%3E

Um comentário:

Anônimo disse...

pura imitaçao do audi TT kkkk eles temque inventar carros nao fazer imitaçoes !