sexta-feira, 2 de novembro de 2007

NOVO GOL RALLYE !!!

Criar roupagens aventureiras ou esportivas para automóveis é um recurso tão antigo quanto os modelos mais veteranos do mercado brasileiro. Serve para tentar agregar uma imagem mais moderna e incrementar as vendas. Foi o que a Volkswagen fez ao decidir trazer de volta a versão Rallye do Gol.

O recurso consiste, basicamente, em criar uma configuração recheada de adereços visuais. A maquiagem tenta disfarçar os inevitáveis efeitos dos 13 anos desde que o carro sofreu sua maior transformação e virou "Bolinha", em 1994. Por baixo do traje esporte, está o veterano Gol, líder do mercado brasileiro há mais de duas décadas.

Com o Gol Rallye, a Volkswagen busca utilizar a fama de compacto robusto e resistente para se alinhar com concorrentes que exploram a imagem de aventureiro, mesmo sem sê-lo. Estão lá itens comuns a estes casos, como faróis com máscara negra, aerofólio traseiro, acabamento cinza na grade frontal e nos pára-choques, revestimento das colunas centrais e traseiras e na soleira na cor preta.

Nas laterais das portas, a inscrição "Rallye". A lista de personalização também inclui equipamentos interessantes, como faróis e lanterna de neblina, faróis de milha, rodas de liga leve aro 15 e pneus com 195 mm de largura. Ao mesmo tempo, a configuração tem a suspensão elevada em 3 cm, alteração de alguma efetividade e nem sempre presente nos outros "aventureiros do asfalto".

Por dentro, o acabamento também busca marcar uma diferença para a versão normal e reforçar a proposta esportiva. Um detalhe que chama a atenção é o charmoso volante de três raios, que remete aos usados nos antigos bólidos de competição da Porsche. Mas a ousadia não vai muito além disso. A esportividade se esvai num abuso de tons cinza nos painéis do interior. É o caso dos apliques que tentam, de forma muito pouco convincente, lembrar aço escovado.

A inscrição "Rallye" se repete na manopla do câmbio e nos encostos dos bancos, que contam com elásticos para prender objetos nas laterais, como há em algumas mochilas.

A forração dos bancos é num revestimento camurçado no centro e num tecido mais grosso, com bolinhas amarelas, nas bordas. O modelo ainda tem pedaleiras esportivas e console central baixo, com porta-copos e porta-objetos. Entre os itens de conforto, pouca coisa: direção hidráulica, ajuste de altura do banco, espelhos nos pára-sóis, lavador, desembaçador e limpador do vidro traseiro. Ar, trio elétrico, rádio/CD/MP3 e alarme são os opcionais.

Por baixo disso tudo, uma estrutura bem manjada e antiga. Tanto que ainda utiliza motor longitudinal. Como o motor é mais comprido que o transversal, ele avança na direção do habitáculo e faz com que o volante e os pedais sejam desviados para a direita, para fugir da caixa de roda. Para acompanhar, o banco do motorista também é colocado torto em relação ao resto da carroceria.

Esse problema é oriundo, na verdade, do primeiro Gol, lançado em 1980. A mesma plataforma esticada foi usada em 1994, no chamado "Bolinha". Por isso mesmo, o problema foi herdado e se mantém até hoje. E sob o capô está um outro velho conhecido: o motor a água 1.6 8V, uma evolução da unidade usada no modelo desde 1985. Atualmente o motor é flexfuel e gera, com álcool 103 cv a 5.750 rpm e torque de 14,5 kgfm a 3.000 giros. Com gasolina, estes valores caem para 101 cv e 14,2 kgfm.

Os números de vendas para o Rallye, contudo, são tímidos e apenas ilustram bem que a estratégia da Volks é tentar agregar uma imagem mais jovem ao veterano modelo. Ao preço de R$ 36.375, a meta é vender 3.000 unidades até julho do ano que vem, o que confere uma média de 272 unidades/mês para a configuração.

Isso representa menos de 1,5% do total do Gol, que ronda a casa das 20 mil unidades todo mês e que lidera o ranking dos mais vendidos: entre janeiro e setembro foram pouco mais de 180 mil, contra quase 170 mil do Fiat Palio. Vale lembra que, em 2008, o campeão da VW deve passar por uma transformação mais radical, com a chegada do que a montadora chama de Geração V do modelo.

(por Fernando Miragaya)


Da Auto Press

FONTE: http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/11/02/ult634u2715.jhtm

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