sábado, 4 de abril de 2009

Button e a Brawn fazem a segunda pole seguida


Na Fórmula 1 das surpresas, Felipe Massa foi o grande destaque negativo deste sábado. Com um erro da Ferrari, o brasileiro larga apenas na 16ª posição, após ser eliminado, pela primeira vez, na primeira parte do treino. Foi sua pior posição desde 2007.

No pelotão da frente, os carros da Brawn GP seguiram andando bem. Jenson Button foi o mais rápido na "superpole", com 1min35s181, e larga na pole position. "É a primeira vez que faço duas poles seguidas", comemorou o inglês. O italiano Jarno Trulli, da Toyota, foi o segundo, com 1min35s273, em resultado que o surpreendeu.

Rubens Barrichello, que trocou a caixa de câmbio antes do treino, foi o quarto colocado, com 1min35s651. Ele perderia cinco posições no grid de largada, mas como o terceiro colocado, o alemão Sebastian Vettel (1min35s518), da Red Bull, também foi punido e perdeu dez posições, o brasileiro sai em 8º. Vettel será o 13º no grid.

"A gente sabia que ia perder posições, mas o tempo também não foi bom. Hoje, o carro saiu de frente com pneu novo. Fiquei meio vendido para a situação. Coloquei mais gasolina que o Jenson, mas teria de ter ficado à frente do Vettel. Mas amanhã tem um monte de chuva pra vir, vai ser loteria", afirmou Barrichello à Globo.

A decepção, porém, foi bem menor do que a de Massa. Depois de passar a temporada de 2008 sempre se classificando até a "superpole", ele parou pela primeira vez no Q1, a primeira parte do treino, que só classifica os 15 melhores. Ele admitiu erro na estratégia, ao considerar sua volta mais rápida, em 1min35s642, bastava para chegar à segunda parte do treino.

"A equipe achou que o tempo era realmente suficiente para estar entre os 15 primeiros. Acho que eu achava a mesma coisa, para ser honesto. Mas quando eu comecei a cair (na classificação), já era impossível ir para a pista e tentar dar mais uma volta", afirmou.

O erro do brasileiro quase se repetiu, também, em seu companheiro de equipe, Kimi Räikkönen. Os dois pilotos da Ferrari deram apenas quatro voltas na primeira meia hora da classificação. O Q1 classifica apenas os primeiros 15 colocados para o Q2.

O finlandês, que chegou a ser o mais rápido da sexta-feira em Sepang, fez apenas o 14º tempo do Q1, passando pelo corte por apenas uma posição.

Quem também parou no Q1 foi o brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, que larga apenas em 17º. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, sai em nono, logo atrás de Barrichello. Com isso, Piquet segue sem largar na frente do companheiro.

No Q2, a McLaren continuou sofrendo na nova Fórmula 1 e não passou para a última parte do treino, que define os dez primeiros colocados. Atual campeão, o inglês Lewis Hamilton fez só o 13º tempo, com 1min34s905, mas larga em 12º graças à punição de Sebastian Vettel, que perdeu dez posições. Seu companheiro, Heikki Kovalainen, larga em 14º, com 1min34s924.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: