domingo, 5 de abril de 2009

Com muita chuva o GP da Malásia acaba na 32ª volta, mas com vitoria da Brawn GP




O Grande Prêmio da Malásia, neste domingo, terminou com apenas 32 voltas. Com pouco mais de 1 hora de prova, um temporal caiu por todo o circuito de Sepang. O "safety car" foi à pista, mas a chuva era tão forte que acabou interrompendo a corrida. Os comissários esperaram pouco menos de uma hora antes de declarar a prova terminada, já que a chuva não cedia e a luz natural acabava - a corrida começou no fim da tarde na Malásia.

O inglês Jenson Button, da estreante Brawn, líder da prova no momento da interrupção, foi declarado o vencedor. Ele largou na pole, se recuperou de uma saída ruim, em que perdeu duas posições, mas voltou à ponta durante as várias paradas nos boxes. O alemão Nick Heidfeld, da BMW, foi o segundo. Timo Glock, que se beneficiou com as paradas e a chuva, foi o terceiro.

Como a prova não teve mais de dois terços completados, apenas a metade dos pontos foram computados no Mundial de pilotos (confira a classificação logo abaixo do texto). O fato não acontecia desde 1991. O brasileiro Rubens Barrichello, que saiu em oitavo lugar, terminou em quinto.

"É ruim começar uma corrida às cinco da tarde. Parar a corrida foi a coisa certa, pois a visibilidade não seria fácil, e não por causa da chuva. Mas foi uma grande corrida, com algumas chamadas confusas dos boxes e pit stops inesperados", afirmou Barrichello.

Felipe Massa foi o nono e Nelsinho Piquet, o 13º. Com sua segunda prova sem pontuar no campeonato, o piloto da Ferrari repete, assim, o início da temporada 2008.

Na 32ª volta, após algumas voltas com o safety car na pista, os carros pararam na reta de largada. A maioria dos pilotos saiu dos carros, que foram cobertos com lona. "A gente não conseguia ver nada no circuito. As condições estavam muito ruins. A equipe me falava para continuar pilotando e só o que eu podia fazer era tentar me manter na pista", contou o vencedor Button.

A prova poderia ser reiniciada e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) chegou a iniciar o procedimento de relargada. A falta de luz, porém, impediu que a prova terminasse. "Não tinha como recomeçar", analisou Heidfeld, o segundo.

"Está escuro, foi uma medida inteligente não reiniciar a corrida. Não sei se dá para culpar o horário da corrida, porque as condições estavam ruins às 15h00 também. Acho que foi um daqueles dias", completou o australiano Mark Webber, da Red Bull, que ficou com o sexto lugar, presidente da Associação de Pilotos da F-1 (GPDA).

Na largada, o grande prejudicado foi Button. Em sua segunda corrida largando na pole position, ele não repetiu o desempenho da Austrália e, em Sepang, perdeu posições. O piloto da Brawn caiu para a terceira posição, ultrapassado por Nico Rosberg e Jarno Trulli.

Barrichello, ao contrário de seu companheiro de equipe, foi bem na largada. O brasileiro perdeu cinco posições no grid, ao trocar a caixa de câmbio antes do treino de classificação, e saiu em oitavo lugar. Logo na primeira volta, porém, já era o quinto colocado e rapidamente passou pelo espanhol Fernando Alonso, assumindo a quarta posição.

A chuva começou na 19ª volta, mas apenas depois da 21ª a pista ficou molhada. Como a maioria dos pilotos já tinha feito suas paradas, tiveram de voltar aos boxes para trocar pneus. Button, que tinha assumido a liderança na primeira parada, seguiu na frente, com Rosberg, Trulli e Barrichello logo atrás. Na 27ª volta, o brasileiro assumiu o segundo lugar, passando Trulli e depois Rosberg. Barrichello, porém, escapou e caiu novamente para o quarto lugar.

O grande beneficiado pelas paradas foi Timo Glock. O alemão colocou pneu intermediário, ideal para a pista com pouca água como estava, e saiu do pelotão intermediário para a liderança. Vendo o bom desempenho do piloto da Toyota, na 29ª volta todos já voltavam aos boxes, para imitar Glock.

Uma volta depois, porém, a chuva aumentou e todos os pilotos que tinham trocado os pneus para intermediário tiveram de voltar aos boxes para colocar pneus de chuva novamente. Com 24 voltas para o final, a chuva era tão forte que o safety car entrou na pista.

Mesmo em baixa velocidade, a maioria dos pilotos teve problemas. Lewis Hamilton, por exemplo, saiu da pista. "Estava aquaplanando em todo lugar". Outro que teve problemas foi o alemão Sebastian Vettel. Uma volta depois, a comissão interrompeu a prova.


Confira como ficou a classificação final do Mundial de Fórmula 1 após o GP da Malásia:

1. Jenson Button/ING (Brawn) - 15 pontos
2. Rubens Barrichello/BRA (Brawn) - 10
3. Jarno Trulli/ITA (Toyota) - 8,5
4. Timo Glock/ALE (Toyota) - 8
5. Nick Heidfeld/ALE (BMW) - 4
6. Fernando Alonso/ESP (Renault) - 4
7. Nico Rosberg/ALE (Williams) - 3,5
8. Sebastien Buemi/SUI (Toro Rosso) - 2
9. Mark Webber/AUS (Red Bull) - 1,5
10. Lewis Hamilton/ING (McLaren) - 1
11. Sebastien Bourdais/FRA (Toro Rosso) - 1


Fonte: UOL

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