terça-feira, 9 de junho de 2009

EUA suspende venda da Chrysler à Fiat

Fiat não vai mais comprar a Chrysler, ao menos por enquanto. A fabricante italiana, que já adquiriu 20% da marca norte-americana e planeja aumentar sua participação em mais 15%, foi barrada pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Segundo o órgão público, a medida tem como objetivo aumentar o tempo para uma melhor análise das condições de venda, uma vez que o Estado de Indiana, que concedeu um empréstimo de US$ 42 milhões (cerca de R$ 80 milhões) à Chrysler para pagamento de fundos de pensão dos funcionários da região, apontou irregularidades no negócio afirmando que o montante cedido havia sido utilizado para sanar dívidas da marca de Auburn Hills, o que não era previsto no acordo inicial.

Na última semana o Tribunal de Falêcias dos EUA havia autorizado a venda da Chrysler à Fiat em parceria com o sindicato de trabalhadores da marca e os governos dos EUA e do Canadá, mas, com a ordem da Suprema Corte, a operação foi paralisada novamente.

Com o surgimento desse fato, a venda de 60% da GM ao governo dos EUA também pode ser questionada, uma vez que parte da verba pública bilionária injetada também teria sido usada de maneira errônea para quitar dívidas com fornecedores e outras partes envolvidas.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: