segunda-feira, 1 de junho de 2009

Minutos finais para a GM declarar concordata nos EUA

A Casa Branca afirmou que espera que a GM entre com um pedido de concordata nesta segunda-feira, 1º de junho.

Em comunicado oficial divulgado à imprensa, o governo afirmou que concederá uma ajuda de 30,1 bilhões de dólares para auxiliar na reestruturação da empresa. Durante o processo de concordata, o governo federal assumirá o controle da GM no lugar de seus diretores, nomeando executivos de sua confiança. O Canadá e a Associação dos Funcionários das Montadoras (UAW) também poderão indicar seus representantes.

Apesar de tomar as rédeas da montadora, a própria Casa Branca já afirmou que pretende exercer sua autoridade de uma “forma comercial”, ou seja, administrar a GM como uma montadora, e não como um órgão governamental.

A ajuda de 30,1 bilhões de dólares a ser concedida pelos Estados Unidos dará uma participação de 60% na General Motors. Os governos da cidade de Ontario e do próprio Canadá vão fornecer mais 9,5 bilhões de dólares, recebendo em troca 12% das ações da “nova” GM, que deve surgir após a oficialização da concordata.

De acordo com a agência de notícias Automotive News, a GM deve anunciar o fechamento de 11 fábricas e a paralisação de outras três plantas. Segundo estimativas da empresa, a decisão poderá representar uma economia de até 10 milhões de dólares nas operações anuais da fabricante.

O acordo firmado no último domingo, 31 de maio, entre mais de 50% dos credores e a montadora também deve ajudar no processo de reestruturação.

Fonte: www.quatrorodas.com.br

Nenhum comentário: