sábado, 6 de junho de 2009

Tiguan chega para abalar o Captiva



O Chevrolet Captiva, com motor V6 de 261 cv e tração integral, contra o Volkswagen Tiguan, que também conta com uma generosa lista de equipamentos, tração nas quatro rodas e um propulsor moderno para dividir o coração de quem está pensando em adquirir o Captiva.

O maior problema para a VW é o preço. O Captiva top custa R$ 105 758, o Tiguan não sai por menos de R$ 124 190. Essa diferença pode ser creditada à procedência dos dois modelos, já que o Chevrolet, fabricado no México, é beneficiado com o acordo de isenção de impostos mantido entre o país norte-americano e o Brasil. O Volkswagen, por sua vez, vem de Wolfsburg, cidade-sede da marca alemã, e sofre com a cotação elevada do euro em relação ao real.

Com o moderno bloco 3.6 V6 feito de alumínio, o Captiva traz de série seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), freios ABS, sistema Isofix de fixação de cadeiras para crianças, rodas de alumínio cromadas aro 17”, ar-condicionado automático, CD player compatível com MP3 e controles no volante, 6 alto-falantes, computador de bordo, acabamento interno de couro e um interessante dispositivo no controle remoto para abertura das portas que permite dar partida no veículo e acionar o ar-condicionado.

O Tiguan fica devendo o “Remote Start System”, como é chamado o último item apresentado na lista do Captiva, mas, em contrapartida, conta com ar-condicionado de duas zonas, sistema de som mais refinado com 8 alto-falantes e entrada para fonte de áudio externa além do banco traseiro corrediço com ajuste longitudinal. A lista de opcionais do Tiguan é bem mais extensa e oferece como opções ao cliente o teto solar (não disponível no Captiva) panorâmico Skyview, rodas aro 18”, borboletas para troca de marcha no volante, faróis de xenônio direcionais com lavador e o modo off-road para a tração integral. Revestimento interno de couro no Tiguan, só como opcional.

Ambos têm câmbio automático sequencial de 6 marchas e tração integral, mas é na “alma” que reside a principal diferença entre Tiguan e Captiva. Enquanto o segundo, para oferecer desempenho à altura do sobrenome Sport que ostenta, apela para o uso de 6 cilindros dispostos em V e chega a 261 cv com essa configuração, o primeiro extrai os 200 cv declarados pela fabricante do motor 2.0 de 4 cilindros com a ajuda da tecnologia, no caso, injeção direta de combustível e turbocompressor. Apesar dessa diferença dos propulsores, os dois andaram bem juntos. O Captiva acelerou de 0 a 100 km/h em 8s5, enquanto o Tiguan precisou de 8s9. Enquanto o Chevrolet precisa de 8s1 para realizar a retomada de 60 km/h a 120 km/h, o Volkswagen realizou a prova em 8s8.

Porém, o jogo se inverte na hora de medirmos o consumo. Para ter uma idéia, o Captiva atingiu em ciclo urbano a marca de 3,6 km/l em nossas medições. Algo tão assustador que podemos quase ver o marcador do nível de combustível baixar enquanto dirigimos o crossover. No mesmo percurso, o Tiguan contra-ataca com consumo na casa dos 6,9 km/l. Na estrada, o Captiva conseguiu percorrer 6,8 km com um litro de gasolina, enquanto o Tiguan andou 11 km. O Volkswagen, portanto, mostrou que conta com um conjunto mais eficiente que o oferecido no rival. É claro que se deve levar em conta as proporções maiores do Captiva em relação ao Tiguan. Só de comprimento, o Chevrolet tem 4,57 m, enquanto o concorrente possui 4,42 m.

Apesar da distância entre-eixos do VW ser 10 cm menor (2,60 m ante 2,70), ele oferece um espaço interno razoável e próximo do Captiva segundo nossas medições, mas quem conhecer os dois modelos vai reparar de cara que o porta-malas do Tiguan foi sacrificado em prol do conforto no habitáculo. Basta notar sua capacidade, de apenas 360 litros. É pouco quando comparado aos excelentes 821 litros do Captiva.

Captiva e Tiguan são automóveis oriundos de projetos modernos, mas se a diferença em reais não é um empecilho para você e o porta-malas no seu carro só será usado de vez em quando, o Tiguan se mostra a melhor escolha. Bem construído e com o que há de mais moderno no que diz respeito à tecnologia de motores, o SUV da Volkswagen provou que tem bala na agulha para conquistar seu espaço no ranking de vendas.

Fonte: www.terra.com.br

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