




Se você acha o Audi A6 um sedã confortável, mas demasiadamente comportado com seus 290 cavalos de potência, e também não é fã do rendimento extremo proveniente do RS6, esportivo com 580 cv de potência, a marca alemã acaba de lançar no Brasil uma alternativa chamada S6. A versão, que ocupa uma posição intermediária em termos de conforto e desempenho entre um e outro, só será importada sob encomenda, custando R$ 399.000 na opção sedã e R$ 414.300 na station wagon.
Embora não seja voltado para um desempenho radical, o S6 é equipado com o respeitável motor 5.2 V10 FSI originário da Lamborghini capaz de gerar 435 cavalos de potência e 55 kgfm de torque. De acordo com a marca, o bloco, aliado ao sistema de tração integral quattro e ao câmbio automático sequencial Tiptronic de 6 marchas, permite ao sedã acelerar seus ocupantes de 0 a 100 km/h em 5s2 (dado de fábrica) e atingir a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Apesar de todo o apelo esportivo, os 4.938 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.442 mm de altura do sedã abrigam diversos luxos para quem habita seu interior. Ar-condicionado de duas zonas e com saída para os bancos traseiros, bancos revestidos de couro, acabamento interno em alumínio e couro, faróis de Xenon e teto solar fazem parte da lista de itens de série, bem como o MMI (Multi Media Interface), computador de bordo que permite com que diversas funções do modelo sejam reguladas através de uma tela de LCD de 6,5”.
Outro destaque do S6 vai para a tecnologia do Controle de Cruzeiro Adaptativo, sistema de piloto automático que, além de manter a velocidade pré-estabelecida pelo motorista, alerta o condutor e freia o veículo automaticamente, caso um obstáculo se aproxime – como um automóvel em velocidade inferior. Câmera de auxílio em marcha ré e o Audi Side Assist, que alerta a existência de objetos em pontos cegos, também vêm de série na versão intermediária da linha A6.
Luxos, tecnologias e acabamento interno primoroso não faltam a este sedã executivo. Vejamos, agora, os componentes que valem o “S” em seu nome.
No teste realizado pela Revista Carro na edição 201, o S6 se aproximou do desempenho anunciado pela Audi e necessitou de 6s0 para acelerar aos 100 km/h. Mais impressionante do que a aceleração, entretanto, são as retomadas de velocidade do modelo. Para ir de 40 km/h a 100 km/h o sedã necessitou de 5s2, valor que diminuiu para 5s1 na prova de 60 km/h a 120 km/h. A retomada de 80 km/h a 120 km/h demandou 3s8.
Já o teste de fadiga dos freios, em que o veículo recebe 200 kg de carga e freia 10 vezes consecutivamente vindo a 100 km/h, o S6 demonstrou comportamento excelente, variando em apenas 0,8 m entre a melhor e a pior frenagem. Sua melhor marca, vindo aos 100 km/h, foi de apenas 38,1 m.
Na prática, a versão “moderadamente esportiva” do sedã de luxo demonstrou desempenho mais que satisfatório para trafegar nas estradas em que o test-drive foi realizado, embora não tenha sido surpreendente. O motor 5.2 V10 é eficiente, mas os 1.910 kg do luxuoso sedã ofuscam parte de seu desempenho.
Mais impressionante do que os números de aceleração é a sensação criada pela acústica do sistema de escape do S6. O timbre emitido pelo motor, característica importante para aqueles que gostam de esportividade, é sempre encorpado e não nega as pretensões esportivas da versão, ainda mais quando se aproxima do limite de giro. Nesta situação, seu (feliz) proprietário preferirá desligar o sistema de som Bose com 10 alto-falantes e apreciar a sinfonia gereda pelos 10 cilindros.
Equipado com rodas de liga leve aro 19” e pneus 265/35, que trabalham em conjunto com o sistema de tração integral quattro e a suspensão independente nas quatro rodas acertada para maior esportividade, o S6 também esbanjou estabilidade e equilíbrio em curvas. A sensação de esportividade é reforçada para quem ocupa os bancos dianteiros, esportivos e que agarram bem o corpo em curva.
Se o S6 vale o investimento de R$ 126.300 a mais que um A6, somente o cliente em potencial poderá dizer. A configuração A6, embora possua menos equipamentos e nenhuma pretenção a alto desempenho, acelera aos 100 km/h em 5s9, segundo a fabricante, por conta de seu peso menor (1.783 kg) e do propulsor 3.0 TFSI de 290 cavalos de potência.
O motor V10, o pacote de tecnologias e as modificações visuais presente no S6 custam caro, mas fornecem, por outro lado, exclusividade para o consumidor que desejar um veículo incomum. Custando R$ 140.000 a menos que a configuração RS6, o modelo cumpre bem seu papel intermediário e certamente agradará aqueles que desejam esportividade – mas não tanta – e não abrem mão de conforto, espaço e gadgets para o uso diário.
Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=5743
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