sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ferrari de 4,4 milhões - FXX


Mais potente do que os carros da Fórmula 1, a FXX só pode ser usada em pistas e corridas organizadas pela fábrica italiana









Já deu uma olhada na galeria de fotos acima? A Ferrari FXX Evoluzione até pode ser sua. Mas, para isso, tem algumas condições.

Topo de linha da fábrica de Maranello, a FXX custa US$ 2,5 milhões (R$ 4,4 milhões) e está recheada de tecnologias vindas da Fórmula 1, como o câmbio semiautomático de seis marchas, o motor V12 com incríveis 850 CV (bem mais potente do que o motor usado pela própria Ferrari na F-1) e a levíssima carroceria de fibra de carbono, que pesa apenas 1.100 kg, não muito mais do que um Fiat Palio.

Por tudo isso, esta é a Ferrari mais rápida de todos os tempos. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e é tecnicamente capaz de chegar a quase 400 km/h. Velocidade limitada pela fábrica a "apenas" 340 km/h por questões de segurança.


Mas é por isso que a FXX Evoluzione só pode ser usada nas condições estipuladas pela Ferrari. Você não pode sair dirigindo o carro por onde bem entender. Ele só pode ser usado nos dias e nas pistas selecionadas pela fábrica, que guarda a máquina para o dono em sua garagem, na Itália.

Afinal, a FXX é um carro de corrida, e como tal, tem reações rápidas e ariscas. Para quem quer ter um "brinquedinho" desses, a Ferrari dá toda a assistência necessária. Coloca à disposição um time de mecânicos e engenheiros só para orientar o dono do carro e "ensiná-lo" a domar a FXX. Também se encarrega de transportar a FXX até as corridas, que são organizadas só para os proprietários de FXX em circuitos tradicionais da Europa (como Fiorano, na Itália) e dos EUA (como Laguna Seca). A Ferrari realiza um evento desse tipo, em média, uma vez por mês.

Ou seja: ao comprar uma FXX Evoluzione, você não está comprando apenas a mais potente e mais exclusiva Ferrari de todos os tempos. Também está comprando o ingresso num mundo de automobilismo, e a sua própria equipe de corrida. A equipe Ferrari.

Nenhum comentário: