quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Porsche Cayenne S 2010




É difícil acreditar, mas a Porsche, com seus carros caríssimos, lidera um segmento de automóveis no Brasil: o nicho dos exclusivos SUV premium com o Cayenne. Nascido em 2002, somente neste ano o veículo passou por sua primeira metamorfose de corpo inteiro para continuar firme na briga contra máquinas fora-de-estrada de alto padrão como Audi Q7, BMW X5, Land Rover Range Rover, VW Touareg e companhia. Somente no país, ganharam as ruas mais de 1.800 exemplares desde sua estreia.

“É um volume avassalador para o segmento”, comemora Marcel Visconde, diretor da representante oficial da Porsche por aqui. E para seguir à frente do ramo, a marca já tem no Brasil a nova geração do Cayenne. Na versão S, que tivemos acesso a convite da empresa, o modelo traz o motor 4.8 V8 com injeção direta de gasolina, 400 cavalos de potência e 51 kgfm de torque à disposição para levá-lo a qualquer lugar em alta velocidade e com extremo conforto, seja a pista pavimentada ou a de terra.

O Cayenne S na versão para o mercado nacional custa R$ 379.000. E trata-se do modelo de “entrada”, ao menos por enquanto. “O novo Cayenne V6 chega depois do Salão de São Paulo”, prometeu Visconde. Quem for mais ousado e tiver mais cacife pode levar o top Cayenne Turbo, um belo "monstro" com 500 cv e preço tabelado de R$ 555.000. Mas vamos nos concentrar na versão com “apenas” 400 cv.

Quem antes arriscava dizer que o Cayenne era feio, agora deve fazer ressalvas. O novo modelo tem mais cara de Porsche, por assim dizer. A frente ficou mais baixa e os faróis mais estreitados, como no 911. Visto de trás, percebe-se um acentuamento na forma ovalada da coluna C, dando ao jipão um “quê” de cupê. A impressão, com essa reforma na traseira, é que o carro ficou menor. Ledo engano. Ele é maior. Em relação à primeira geração, o carro da vez é 5 cm mais comprido com seus 4,84 m.

A parte interna também muda radicalmente e herda muita coisa do Panamera. Do cupê 4 portas vem o painel central com uma porção de botões para controles individuais de climatização e diferentes sistemas do carro. Outra novidade no Cayenne é o painel clássico da marca, com o conta-giros no centro e um relógio digital que permite acesso às variadas funções do computador de bordo. Os bancos dianteiros revestidos de couro possuem ajuste elétrico preciso e o acabamento à frente do motorista pode ter varias opções de decoração de tecido, plásticos laqueados, madeira ou até mesmo aço escovado. Seguindo ainda a linha de ser “mais Porsche” , o Cayenne S adotou um volante menor de ótima pegada e com comandos de mudança de marcha. É uma cabine que exala luxo e agora traz um teor maior ainda de esportividade.

Fonte: http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=5892

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