terça-feira, 23 de abril de 2013

Audi A3 sedã vem para bater de frente com o Mercedes CLA



A Audi exibe no Salão de Xangai a versão sedã do A3. A aparição do carro, revelado no final do mês passado, na Alemanha, mostra a importância do mercado chinês para a Audi.

Medindo 4,40 metros de comprimento, 1,39 m de altura e 1,84 m de largura (com 2,64 m de entre-eixos), o A3 sedã lembra demais um A4 de algumas gerações atrás, ainda que seja 36 centímetros menor que o sedã maior. De perto, é nítida a diferença de tamanho. O peso é de 1.250 kg, ajudado, entre outras peças, por elementos da carroceria em alumínio.




Produzido pela plataforma modular MQB, que faz a maioria das novas gerações de modelos do Grupo Volkswagen, o carro será equipado com motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) parecido com o do A1, mas calibrado para render cerca de 140 cv e dotado de tecnologia que desliga dois cilindros em situações de maior tranquilidade. Há ainda o 1.8 TFSI, de 180 cv, também em uso no A3 hatch. Ainda há um motor movido a diesel, o 2.0 TDI, que rende 152 cv e 32,6 kgfm de torque, disponível apenas para Europa, China e países que permitem seu uso, diferente do que ocorre no Brasil.



Todos os propulsores contam com sistema start/stop (que desliga automaticamente o motor quando o carro para e o religa quando o motorista pisa no acelerador) e são gerenciados pelo câmbio S-tronic, automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

O S3, variante mais esportiva (carro azul que ilustra esta reportagem), usa um motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina que rende 300 cv e 38,8 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou também o S-Tronic. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada por equipamentos eletrônicos) de 250 km/h.

A Audi confirma em Xangai o que foi adiantado por UOL Carros: o A3 sedã chega ao mercado europeu em setembro e sua principal tarefa será bater de frente com o Mercedes-Benz CLA.
É até possível especular uma eventual fabricação do modelo Brasil, dividindo a linha com o A3 hatch, talvez na fábrica da Volkswagen no Paraná. A tese pode se confirmar na medida em que a BMW começar a vender seus modelos produzidos no Brasil. E isso só irá aumentar as chances de a Mercedes voltar a fabricar por aqui também.

Fonte: UOL CARROS

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