terça-feira, 23 de abril de 2013

Ford Escort Conceito revive na China



A moda de reviver nomes de sucesso do passado continua. Depois de Uno, Voyage, Fusca, Santana e S10, entre outros, foi a vez da Ford ressuscitar o Escort durante o Salão de Xangai 2013, que abriu suas portas à imprensa neste sábado (20).

Ainda conceitual, o sedã mistura elementos da escola de design Kinetic 2, atual fase de estilo da Ford. Tem algo de Fusion na carroceria, mesmo que em tamanho P, e grade frontal hexagonal cromada; os faróis, porém, fogem completamente do que se conhece, sendo formados pela união de dois pavimentos de luzes de LEDs; a traseira é acupezada (com o arco do teto se encontrando quase que diretamente com a tampa do porta-malas).




Dados técnicos e medidas do conceito não foram revelados. A Ford também esconde a estratégia de mercado de um futuro Escort de produção. Questionados por UOL Carros, executivos locais afirmaram que as chances de o carro chegar ao Brasil são praticamente nulas. Triste notícia para fãs nostálgicos. Os planos da Ford para o Brasil podem ser conhecidos clicando aqui.

Segundo a marca, "o Escort Concept mostra a futura visão da Ford sobre como expandir a plataforma de compactos globais na China". É sempre bom deixar claro que quando as marcas citam a palavra "compacto" ao redor do mundo, querem dizer modelos considerados médios no Brasil. Esses carros representam 25% do mercado chinês.
"Ao escutar nossos clientes chineses, nós desenvolvemos o Escort para pessoas cujas necessidades não estão sendo completamente atendidas pelos compactos existentes", explica Jim Farley, vice-presidente global de marketing da Ford e homem-forte da marca quando o assunto é futurologia e produtos para mercados que não o norte-americano.

A razão é simples: muitos chineses usam seus carros no banco de trás, porque não sabem dirigir. Por isso, essa parte do habitáculo tem de ser espaçosa -- vale dizer, o entre-eixos deve ter, pelo menos, uns 2,6 metros.

A função do Escort conceitual é atrair a atenção dos consumidores chineses que olham com carinho, por exemplo, para a nova geração do Volkswagen Santana -- o modelo faz sucesso por aqui em suas encarnações iniciais (tanto a primeira, com frente chapada, quanto a seguinte, com faróis e grade enviesados, chamada localmente de Santana Vista), descontinuadas há tempos no Brasil, e acaba de ganhar um "revival" com a nova geração.



Fonte: UOL CARROS


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