sexta-feira, 19 de abril de 2013

VOLKSWAGEN UP! CHEGA EM SETEMBRO NO BRASIL



A Volkswagen prepara o lançamento do up! para setembro próximo, com previsão de chegada ao mercado em outubro. O subcompacto de nova geração será o principal lançamento nacional do fabricante nesse ano. Apuramos a informação com base no que afirmaram fornecedores e fontes internas, num trabalho conjunto que envolveu Autoesporte e colaboradores. O lançamento já está sendo abordado com liberdade em feiras como a Automec, além de estar sendo testado por outros fornecedores de componentes, que confirmaram as novidades.







Produzido em Taubaté (SP), o modelo vai estrear alguns elementos que em breve estarão em outros carros da marca. Para começar, virá com a nova arquitetura NSF, ou New Small Family (nova família de pequenos). Será apenas o primeiro a ser equipado com essa plataforma, que ainda servirá ao novo Gol. Diante do peso da cartada, a Volkswagen não está disposta a arriscar: o nacional será um pouco mais espaçoso para passageiros e bagagem, com desenho ligeiramente espichado face o europeu cunhado para concorrer entre os menores subcompactos. Tudo para fazer frente aos novos compactos das concorrentes.




Outra introdução será a linha de motores EA211, que conta com o 1.0 três cilindros e 1.4. O motor menor é feito em alumínio e conta com 12 válvulas (configuração semelhante ao 1.0 tricilíndrico do Hyundai HB20). Com 999 cm³, o propulsor gera até 75 cv e 9,6 kgfm de torque, mas por aqui vai ser flex e terá números diferentes. Há a possibilidade de uso do sistema de partida a frio sem tanquinho.


O 1.4 16V deve ficar na faixa dos 100 cv de potência e será a opção intermediária de motorização para os demais compactos do fabricante - atualmente apenas a Kombi usa motor dessa litragem. De quebra, ainda deve ter versão turbo para movimentar o Golf (confira ao final da matéria). Por enquanto, o 1.0 três cilindros deve ser importado, mas já confirmamos com fornecedor que o motor será feito aqui a partir de março de 2014 – o lançamento na China será feito três meses antes.

Fonte: AUTO ESPORTE

Nenhum comentário: